segunda-feira, 26 setembro 2022

OS TEMPOS DAS CIDADES

Set. 19, 2022 Hits:98 Crónicas

Quem vai pagar impostos?

Set. 19, 2022 Hits:87 Opinião

Os robots não devem paga…

Set. 18, 2022 Hits:117 Opinião

Paternalismo

Set. 14, 2022 Hits:82 Crónicas

A BICICLETA DOS ANJOS

Set. 12, 2022 Hits:65 Crónicas

UM CIMBALINO SE FAZ FAVOR

Set. 10, 2022 Hits:336 Crónicas

O aroma do café no ar

Set. 05, 2022 Hits:79 Crónicas

Rota dos Registos Civis

Set. 04, 2022 Hits:219 Opinião

Espanto e Vergonha

Ago. 28, 2022 Hits:129 Opinião

Vila Verde integra Rede de Cidades Interculturais





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Município vinca aposta em estratégias sociais para a valorização da diversidade cultural e da integração 

O Município de Vila verde aderiu à Rede de Cidades Interculturais vincando a aposta em estratégias sociais para a valorização da diversidade cultural e da integração dos migrantes e das minorias na comunidade local. 

“É uma mais-valia termos a oportunidade de assumir a diversidade como uma vantagem e uma prioridade para favorecer a coesão, a igualdade e o desenvolvimento mais forte e sustentado do nosso território”, apontou a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes, fundamentando a adesão do Município. 

A autarca frisa que o concelho de Vila Verde dispõe de um conjunto vasto de projetos e programas interculturais em execução, o que constituirá uma mais-valia na partilha e intercâmbio com outros municípios e cidades relativamente a práticas e políticas integradoras. 

O programa Cidades Interculturais é um projeto de capacitação e desenvolvimento de políticas do Conselho da Europa – que integra 47 países – para apoiar as autoridades locais na conceção, implementação e aprofundamento de políticas e estratégias de integração inclusiva com base no modelo de política de integração intercultural. 

A Rede Portuguesa de Cidades Interculturais (RPCI) foi criada em 2012, para reunir municípios portugueses onde os corpos executivo e técnico estão empenhados em promover ativamente a diversidade local, políticas de acolhimento e interação intercultural para garantir que todos os residentes se sintam incluídos na sociedade. 

O objetivo é apoiar as entidades locais ou municipais no desenvolvimento de estratégias interculturais abrangentes e na monitorização de políticas de diversidade e inclusão, enquanto fatores positivos de desenvolvimento. 

Assumindo-se como território de referência pela aliança entre a sua identidade histórica e a modernidade, o concelho de Vila Verde apresenta-se como espaço privilegiado de interculturalidade. A população integra, de forma plena e natural, residentes oriundos dos mais diversos países dos diferentes continentes. 

Ao longo dos tempos, as diferentes gerações de Vila Verde souberam cultivar a abertura e inter-relação com povos e comunidades de diferentes regiões e países. Dos Lenços de Amor bordados para o enamorado que partia para o Brasil e, mais tarde, para o Ultramar, ao ambiente das festas populares e das tradições locais também animadas pelo regresso dos emigrantes espalhados pelos quatro cantos do Mundo, a dinâmica sociocultural e económica do concelho resulta em grande medida da aposta estratégica do Município na valorização inovadora do património cultural e da identidade do concelho.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1083 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?