segunda-feira, 28 novembro 2022

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:541 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:261 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:141 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:515 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:206 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:252 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:463 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:805 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:128 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:337 Opinião

O “Auto Suicídio” de…

Nov. 04, 2022 Hits:345 Opinião

Vila Verde assinala força da UE para a paz e progresso social





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Dia da Europa assinalado nos Paços do Concelho e com alunos dos diferentes níveis de ensino 

Com uma mensagem especialmente dedicada à paz e ao progresso humanista e social, o Município de Vila Verde assinalou hoje o Dia da Europa com várias atividades, envolvendo diferentes instituições. 

O Eurodeputado José Manuel Fernandes participou no hastear das bandeiras nos Paços do Concelho de Vila Verde, lembrando precisamente a importância da União Europeia para acabar com as guerras entre os países europeus e alavancar um caminho de desenvolvimento. 

Numa sessão que contou com a participação do coro de iniciação da Academia de Música de Vila Verde – que cantou o Hino da Europa – e alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde –, o eurodeputado lembrou a “atualidade” a Declaração Schuman, proferia a 9 de maio de 1950. 

“As consequências das guerras mundiais, que dizimaram mais de 55 milhões de pessoas na Europa, levaram os países a juntar esforços para garantir a paz.  

O desafio lançado pelo então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, resultou na criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, criando um mercado comum ao nível da indústria da guerra e juntando os seis países fundadores da União Europeia: França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. 

“Não houve mais guerra dentro da União Europeia”, que congrega hoje 27 países, depois da saída do Reino Unido, como destacou José Manuel Fernandes. Mas lamentou que “hoje vivamos de forma particularmente grave as consequências de uma nova guerra na Ucrânia, às portas da UE”. 

Progresso económico e humanista 

O apelo à paz foi o mote que mobilizou também os alunos da EPATV a promoverem a plantação de uma árvore, numa iniciativa que contou com a participação da presidente da Câmara Municipal de Vila Verde´, Júlia Rodrigues Fernandes, que à tarde interveio ainda numa conferência sobre o Dia da Europa para alunos dos agrupamentos do concelho. 

A partir da Casa do Conhecimento, a autarca dirigiu-se às dezenas de alunos que marcaram presença no auditório e aos que participaram por videoconferência, frisando o impacto da União Europeia e da paz para o desenvolvimento e o progresso económico e humanista. 

“A União Europeia é hoje reconhecida a nível mundial como a região do Planeta onde melhor se vive, que tem melhor qualidade de vida, não apenas por razões económicas, mas sobretudo graças aos padrões ambientais, sociais e de garantias da liberdade, dos direitos e da dignidade humana”, frisou Júlia Fernandes. 

A autarca explicou também os investimentos que tem sido possível concretizar no concelho graças à solidariedade europeia e aos apoios dos fundos comunitários, a começar pela própria Casa do Conhecimento e incluindo as escolas, o ensino profissional, os centros urbanos, o saneamento, abastecimento público de água vias de comunicação e também as ciclovias. 

Os valores europeus ao nível do progresso humanista e social foram também destacados por Júlia Fernandes, que deu conta do progressivo impacto dos apoios europeus para combater a pobreza e situações de risco social, para apoiar a integração de povos migrantes de zona do Planeta em conflito – como é o caso da Ucrânia – e elevar os níveis de qualificação e competências dos cidadãos de diferentes faixas etárias. 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 455  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?