March 29, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:196 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1044 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2290 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:251 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1260 Opinião

UGT Homenageou General Norton de Matos



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Luso.eu) - O Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, acompanhado do seu adjunto, Sérgio Monte, deslocou-se a Ponte de Lima para homenagear o estadista general José Mendes Ribeiro Norton de Matos (1867-1955).

Proveniente de Ponte da Barca, onde fôra recebido no salão nobre do município pelo Presidente Armando Marinho e seus pares, o executivo seguiu o programa com uma visita à viatura (Chrysler Full Drive, de 1948) que transportou Norton de Matos na campanha eleitoral pelo Minho, em Janeiro do ano seguinte. A viatura, recolhida na antiga residência do apoiante e financiador da campanha do opositor a Salazar, na freguesia da Gandra, o proprietário António Loureiro Pereira de Castro, foi importada dos EUA, e existem dois exemplares recuperados em Portugal.

A comitiva seguiu depois para Ponte de Lima, onde junto do busto do homenageado teve lugar o descerramento duma placa memorável da visita do líder da central sindical. Uma evocação do Grande Limiano e estadista (Ministro da Guerra e das Colónias, diplomata em Londres, Governador Geral e Alto Comissário em Angola), General José Mendes Ribeiro Norton de Matos, preencheu os minutos seguintes, por parte do signatário, (em nome dos promotores do evento, o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima), do Secretário Geral da UGT Carlos Silva, e em representação da família, a sobrinha – bisneta, Maria Norton.

O momento foi presenciado por dezenas de convidados e conterrâneos, entre eles o deputado pelo distrito na Assembleia da República, José Manuel Carpinteira; o vereador do município limiano, Abel Lima Baptista; o Presidente do Lions Clube de Ponte de Lima, Manuel Pereira;  o Presidente da UGT de Viana do Castelo, João Cruz; o jornalista do Comité Económico e Social em Bruxelas, António Fernandes;  o Secretário da Junta de S. Martinho da Gândara, Teófilo Cunha e o Presidente da Assembleia de Freguesia de Arca e Ponte de Lima, António Sousa.

Seguiu-se uma visita á casa – museu Norton de Matos, por grupos, de forma a cumprir distanciamento social; a biblioteca – escritório, a sala de visitas e a do arquivo de correspondência, foram motivo principal do acolhimento pelos descendentes do homenageado.

A cerimónia encerrou com uma degustação de produtos regionais de Ponte de Lima, no Restaurante Sonho do Capitão, Correlhã. Em prova, entre outros acepipes, o Folar Limiano (Bôla de carnes), alheira de galo, paio do lombo e outros enchidos da MinhoFumeiro, para além do Pão de Ló da Havaneza (muito apreciado por Norton de Matos), tudo acompanhado de Loureiros da Casa da Cuca, Moreira de Lima e da Adega Cooperativa de Ponte de Lima.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 833 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas