Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - Ucrânia: Criadas medidas excecionais para deslocados estudarem ou validarem carta de condução
domingo, 03 dezembro 2023

O viciante negócio das a…

Nov. 30, 2023 Hits:441 Opinião

Em Loulé

Nov. 29, 2023 Hits:732 Apontamentos

FERREIRA DO ZÊZERE

Nov. 27, 2023 Hits:464 Crónicas

Portugal: António Costa…

Nov. 22, 2023 Hits:290 Opinião

Em Faro

Nov. 22, 2023 Hits:1339 Apontamentos

TERRA MORNA

Nov. 21, 2023 Hits:669 Crónicas

LENDA DO RIO LIMA

Nov. 20, 2023 Hits:67 Crónicas

Um Conselho de Amigo

Nov. 18, 2023 Hits:909 Opinião

ENSEADA DE CRISTAL

Nov. 13, 2023 Hits:584 Crónicas

A instabilidade crónica …

Nov. 08, 2023 Hits:188 Opinião

Ucrânia: Criadas medidas excecionais para deslocados estudarem ou validarem carta de condução





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Medidas excecionais de proteção temporária a deslocados da Ucrânia, para poderem estudar em Portugal, aceder a alojamento urgente, trocar a carta de condução estrangeira ou beneficiar de isenção de emolumentos foram criadas por decreto-lei do Governo.

"Importa estabelecer medidas adicionais no âmbito da concessão da referida proteção temporária, de forma a assegurar um acolhimento e integração efetivos, credíveis e céleres do afluxo maciço de pessoas deslocadas da Ucrânia, em consequência dos recentes conflitos armados vividos naquele país", escreve o executivo no diploma publicado sexta-feira em suplemento do Diário da República.

Os múltiplos movimentos de auxílio por todo o país, muitos deles traduzidos na constituição de associações de cariz humanitário e de apoio aos deslocados de guerra, tornam necessário efetuar reconhecimentos de assinatura, designadamente em documentos que contenham autorização para a saída de menores da Ucrânia, assim como a emissão de certificados de tradução.

"Importa prever um conjunto de isenções emolumentares aplicáveis a determinados atos e procedimentos de natureza registal que sejam requeridos junto dos serviços de registo", justifica o Governo no diploma que, quando a estas isenção te efeitos retroativos a 24 de fevereiro, o primeiro dia da ofensiva militar russa na Ucrânia.

Em matéria de ensino superior, o decreto-lei consagra a possibilidade de os beneficiários da proteção temporária requererem a aplicação do estatuto de estudante em situação de emergência por razões humanitárias.

Por outro lado, o diploma simplifica o procedimento de troca de títulos de condução estrangeiros por carta de condução portuguesa e de certificação profissional de motoristas, para os beneficiários da proteção temporária.

O diploma prevê, ainda, que os beneficiários da proteção temporária possam beneficiar do Porta de Entrada - Programa de Apoio ao Alojamento c.

Por fim, o diploma simplifica o procedimento de reconhecimento de qualificações profissionais dos beneficiários da proteção temporária que pretendam exercer, em território nacional, uma profissão ou atividade profissional, e os processos de reconhecimento, validação e certificação de competências.

O decreto-lei, aprovado na quinta-feira pelo Conselho de Ministros, entrou hoje em vigor, um dia após a publicação, mas quanto a isenção de emolumentares produz efeitos retroativos a 24 de fevereiro de 2022, dia em que a Rússia começou a invasão militar da Ucrânia.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 382  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

0
Partilhas
0
Partilhas