Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
terça-feira, 30 novembro 2021

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Tampa de sarcófago medieval, descoberta em Ponte de Lima!



O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

No âmbito de passeios culturais pelo concelho, á procura de pedras de armas ou brasões para um inventário em curso, o genealogista e heraldista Miguel Ayres de Campos – Tovar, doutorado em História Medieval em Londres, descobriu uma tampa de sarcófago quatrocentista (?), abandonada num depósito de pedras!

O achado arqueológico vai merecer um estudo, pois trata-se dum testemunho de túmulo medieval, semelhante ao arcossólio datado de 1391, existente na capela românica de Santa Eulália, em Refóios de Lima, revelou o investigador residente em Londres, mas com estadas nos seus solares de Ponte de Lima (Sá) e Barcelos (Abade do Neiva).

A tampa da arca tumular descoberta a meia dúzia de quilómetros da sede do município, contém iconografia, com a representação duma cruz de Avis gravada, o que pode testemunhar tratar-se da última morada dum fidalgo cavaleiro daquela Ordem. Registe-se, que essa instituição surgida pelo século XII para defender Évora dos mouros foi extinta com o governo provisório da República, mas reorganizada em 1918 e depois 1962, como Ordem Honorífica tendo como Grão-Mestre o Presidente da Nação. A tampa do sarcófago, toda ela executada em granito da região, é ilustrada com a cruz de pontas terminadas em flor de lis, também gravada em moedas mandadas cunhar pelo rei D. João III, designadamente o meio tostão que circulou desde 1555.

Na opinião do gestor de coleções privadas de arte em Inglaterra, Miguel Campos, sugere que a tampa do sepulcro com 700 anos ou mais, seja “exposta condignamente no adro da igreja paroquial”, em cujo templo servira até anos atrás, de soleira da porta lateral, segundo testemunhos de paroquianos.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito Morais
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 425 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

News Fotografia