March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:180 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2288 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:246 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1255 Opinião

Reedições do Conde d´Aurora juntou familiares e bibliófilos da região



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A apresentação dos dois romances do magistrado e escritor Conde d´Aurora, ao final da tarde de Sábado último, reuniu na Sala de Provas da Adega Cooperativa de Ponte de Lima, seis dezenas de presenças, entre familiares do autor e das duas personagens da narrativa de ficção, respectivamente do Conde de Santa Eulália (D. Aleixo) e do benemérito e capitalistas António de Araújo Mimoso (O Pinto).

Perante uma assistência proveniente de Lisboa, Porto, Barcelos, Braga, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Arcos de Valdevez, abriu a sessão a Presidente da cooperativa local. Celeste Patrocínio recordou o Conde d´Aurora enquanto fundador da Adega em 1962 e seu Presidente da Assembleia Geral como antelóquio da apresentação dum filme que registou o acontecimento.

Seguiu-se no uso da palavra a neta do fidalgo escritor, jornalista e também autora limiana. Rosário Sá Coutinho explanou percursos que levaram á reedição fac – similada de 300 exemplares das duas obras clássicas, lançadas em 1921 e 1935, e a um terceiro volume ESTUDOS. Esta última publicação reúne recensões sobre os dois livros, da autoria de José Cândido Martins; a biografia dos dois personagens romanceados pelo Conde d´Aurora, por sua descendente e organizadora da reedição e uma retrospectiva sócio – económica e iconográfica de Ponte de Lima naqueles tempos de vivência dos conterrâneos ilustres, do autor destas linhas.

Em tempo ainda de panegíricos, foram analisados os contextos literários e sua similitude com aqueles tempos onde a ruralidade era uma característica dominante da paisagem e o gosto pela escrita e o património cultural de que o Conde d´Aurora foi grande defensor e motivo de vários estudos em livros, folhetos e revistas. Abarcaram estas áreas de análise e investigação o já acima referido docente da Universidade Católica em Braga e o signatário.

O evento terminou com um tributo de saberes e sabores regionais, organizado pelo Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, em colaboração com a Adega e seu Loureiro; a Casa do Folar Limiano, e a Pastelaria Havaneza com seu Pão de Ló quase centenário, do qual o Conde d´Aurora era apreciador por excelência!

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 594 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas