quarta-feira, 17 agosto 2022

(ENGIE)nharia jurídica

Ago. 13, 2022 Hits:66 Opinião

O REI DOS CATALISADORES (…

Ago. 09, 2022 Hits:106 Opinião

A IGREJA QUE NÃO ACREDIT…

Ago. 08, 2022 Hits:414 Opinião

Consequências do Dever

Ago. 08, 2022 Hits:106 Crónicas

A Sombra e as Árvores

Ago. 07, 2022 Hits:294 Crónicas

Pai rico, Pai pobre

Ago. 04, 2022 Hits:235 Crónicas

DA LEITURA

Ago. 02, 2022 Hits:102 Crónicas

Enquanto o pau vai e vem

Jul. 31, 2022 Hits:109 Crónicas

É PROIBIDO NASCER EM AGO…

Jul. 29, 2022 Hits:696 Opinião

Recuperação do carro de “Norton de Matos” para breve?





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


O Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, no âmbito de alguns contactos particulares e oficiais realizados, deseja colaborar na recuperação da viatura que participou na campanha eleitoral do general Norton de Matos (1867 – 1955), no Minho e mais além.

Trata-se de um automóvel de coleção, propriedade da família Pereira de Castro e recolhido na garagem de sua casa, em S. Martinho da Gândara; comprado em 1948 pelo seu patriarca e abastado proprietário rural, António Loureiro Pereira de Castro, este Limiano ilustre, ocupou entre outros, os cargos de Presidente do município e Provedor da Santa Casa da Misericórdia local; a esta instituição, juntamente com sua esposa D. Rosinda Castro, (1870 – 1942), comparticipou a construção dum novo hospital, oferecendo 1000 libras em 1930, elevada verba ao tempo, então cambiada para 108 mil escudos.

A viatura em questão, de marca Chrysler, modelo Windsor Fluid – Drive (caixa semi - automática) importado do Canadá, foi um dos produzidos naquele país pelo fabricante dos EUA, segundo a publicação “Factos e Números da Indústria Automobilística…” Câmara de Comércio e Indústria canadense, 1948. A verdadeira relíquia está equipada com um motor de 6 cilindros e 4100 cm3 de cilindrada debitando 118 cavalos de potência, e gasolina como combustível. De acordo com mais pesquisas que efectuamos nos últimos meses, existem exemplares deste modelo do fabricante de Detroit, Michigan, em Portugal, França, Suíça, Países Baixos (Holanda), Canadá e Estados Unidos da América.

Nos próximos dias, o fotógrafo Rogério Lopes (Central) efectuará um levantamento fotográfico pormenorizado da viatura e seus danos ou reparações a efectuar, ao nível de carroçaria, mecânica, estofos, eléctrica e outros pormenores, trabalho que nos foi solicitado por uma entidade oficial. Posteriormente, Alberto Silva, empresário local de reparação automóvel, a quem já devemos o restauro de viaturas antigas dos nossos Bombeiros Voluntários (Austin de 1951 e Land Rover de 1957), por exemplo, apresentará também o respectivo orçamento ao Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, para o submeter á apreciação de potenciais colaboradores.

Recorde-se, que a viatura em causa, utilizada pelo candidato da oposição ao regime de Salazar ás Presidenciais de 1949 na campanha pela região nortenha, pois o seu proprietário e amigo integrava a comissão local, foi recentemente visitada pelo Secretário Geral da UGT (União Geral de Trabalhadores), Carlos Silva, aquando duma homenagem a Norton de Matos.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1419 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?