March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:188 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2288 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:246 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1255 Opinião

Reabilitação da marginal de Caminha é uma quimera ou realidade? Exclusivo: planta do projecto da marginal



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A revitalização e reabilitação da marginal de Caminha é uma obra que tem perdurado no tempo e da qual os munícipes caminhenses pouco conhecem... Esta é uma obra reclamada há cerca de três décadas e que entre os objectivos sempre esteve melhorar e dignificar aquele que é o postal de boas vindas de Caminha.

Decorria o ano de 2010 é a recuperação desta marginal dava os primeiros passos com um gabinete de arquitectura do Porto, António Calavez, a ser o vencedor entre mais de vinte concorrentes, de um concurso de ideias lançado pela Câmara de Caminha em articulação com a unidade de gestão do Programa Pólis, destinado a requalificar a marginal da sede do concelho.

Segundo se avançava a obra estaria orçada em cerca de cinco milhões de euros e previa-se iniciar-se durante o o ano de 2011 , logo que apresentado o projecto final.Segundo apurámos, nessa altura, a feira de Caminha deveria deslocar-se para o Corgo, Vilarelho, deixando de estar ligada geograficamente ao Mercado municipal, cuja manutenção no actual local era uma das possibilidades em aberto.

Face às hipóteses estudadas, continuava de pé a construção de um túnel na marginal, a par dos parques de estacionamento subterrâneos no largo da feira, um dos propósitos da constituição da controversa sociedade público-privada "Caminhaequi", para os quais estaria destinados 3,5 milhões de euros.
Em 2013 a POLIS litoral Norte,criada em 2008, e depois de um interregno na execução da mesma, por necessidade de reprogramação das verbas do QREN e devido também ao processo em curso para a extinção da Parque Expo, que era a entidade executora da Polis, prolongava o programa , permitindo a concretização dos projetos contemplados e previa obras de reabilitação numa faixa costeira de 50 quilómetros nos concelhos de Viana do Castelo, Esposende e Caminha.

As acções que estavam previstas passavam pela renaturalização de áreas naturais degradadas, recuperação e proteção dos sistemas dunares; valorização paisagística e ambiental do estuário do rio Coura e do estuário do rio Âncora; valorização ecológica e revitalização das áreas do Pinhal do Camarido e do Pinhal da Gelfa; o Plano de Pormenor de Câmboas; construção da Ecovia do Litoral e dos Percursos Complementares a esta; e a requalificação e revitalização da Frente Ribeirinha de Caminha.

A estratégia passava por fazer de Caminha uma vila Autêntica, em que seriam valorizados e aproveitados o património natural, histórico, cultural e arquitetónico. Havia também uma grande preocupação ao nível da sustentabilidade, nomeadamente, no que tocava à mobilidade e tráfego. As solicitações de pescadores e comerciantes no sentido da melhoria das suas condições de trabalho considerava-se não serem esquecidas.

O actual executivo socialista da câmara de Caminha, liderado por Miguel Alves, considerou ser “verdade que até 2013 se prometeu muito para a marginal de Caminha mas nada se fez. Também é verdade que até 2013 nem um cêntimo se investiu no concelho de Caminha no âmbito da Polis Litoral Norte”.
O autarca Miguel Alves reclama como obra do seu executivo a ecovia entre Moledo e Vila Praia de Âncora, o Passeio Dr. Francisco Sampaio que inclui uma ponte sobre o rio Âncora, o Cais da Rua em Caminha, o desassoreamento do rio Minho, a reconstrução do Paredão de Moledo, a proteção das dunas do Camarido, a proteção da Duna dos Caldeirões e tantas outras.

“Nunca foram encontrados os mecanismos financeiros que permitissem a realização global da obra”, referiu Miguel Alves.
Este executivo também reclama para si o lançamento da construção de um novo mercado municipal.
E, quanto à referida construção de um parque de estacionamento, Miguel Alves adiantou que “quem detém o direito de superfície do denominado Largo da Feira é a PPP das Piscinas de Vila Praia de Âncora, a decisão sobre a construção ou não de parque de estacionamento, pertence-lhe.

Por sua vez, os vereadores na câmara de Caminha pelo PSD, puxam os seus galões e reclamam para si a conquista da POLIS chegar a esta vila. Segundo estes vereadores “este foi um processo muito demorado, porque a proposta vencedora foi excluída por ter incluído o preço do IVA no preço final (uma questão administrativa que fez arrastar nos tribunais a impugnação da decisão), por isso demorou tanto tempo até que fosse adjudicado o projecto ao gabinete do arquitecto Calapez que foi quem ganhou o projecto. Mesmo assim, o projeto foi elaborado e foi possível apresentá-lo publicamente no Teatro Valadares em 2013, sendo anunciada a sua execução por 3 fases”.

Segundo conseguimos apurar estas fases estariam divididas em uma 1ª desde o Hotel até mais ou menos onde é o quartel da GNR, e que comportava a requalificação do cais dos pescadores; a 2ª fase entre a GNR e o mercado, estando prevista a construção de um parque de estacionamento subterrâneo, e para isso “foi concedido o direito de superfície para que o privado pudesse fazer a obra; e, por último, a 3ª fase seria entre o Centro Comercial Atlantic e a rotunda do ferry.

“É falsa a argumentação de que o terreno da feira, estava penhorado! Esta foi a desculpa para constantemente adiar a obra do mercado. No âmbito deste projecto estava prevista para além da construção do mercado novo, a deslocação do edifício dos CTT e a criação de uma estrutura que daria apoio a eventos como feiras agrícolas, caminhadoce, ou outros eventos. Teria ainda esplanadas e espaços públicos renovados sem trânsito, com vista ao lazer e estava a ser negociado com as infraestruturas de Portugal no sentido de avaliar um túnel, para que pudesse haver uma leitura e acesso directo com o rio e centro da vila”, segundo os vereadores do PSD na câmara caminhense. “das críticas do atual executivo era de que tinham passado seis anos e não tínhamos feito nada. A verdade é que deixámos o projecto executado e pronto a ser iniciado nem que fosse por fases! O actual executivo fez apenas o projeto do Cais, que é exatamente o mesmo projeto apresentado em 2013, com pequenas alterações ajustadas às necessidades dos pescadores, frisaram.

Liliana Silva, vereadora e actual presidente da concelhia social democrata, é peremptória ao sublinhar que a obra da marginal “é mera continuação da ecovia”. Esta líder laranja refere que “a frente ribeirinha precisa de uma intervenção urgente e convicta . Temos que virar Caminha para o Rio e fazer fluir essa energia por todas as artérias da freguesia. Mas, para isso acontecer as pessoas tem de ser ouvidas.

Liliana Silva lamentou, ainda, que o executivo de Miguel Alves só tenha dado conhecimento da actual obra na última reunião camarária após os vereadores sociais democratas terem solicitado a documentação sobre o projecto que só foi enviado quando a obra já estava em execução. “Nem nós nem os caminhenses percebemos o que ali ia ser feito. Agora, no final de Fevereiro, depois de pedido, conseguimos perceber pelo menos que só vão alargar passeio e mudar a iluminação. Mas, a verdade é que Caminha precisa de uma estratégia que volte a reavivar a Marca Caminha que tanto nos orgulha a todos.”.

A marginal de Caminha sempre foi considerada um espelho de água do concelho, e um espelho de atractividade turística com uma beleza imensurável.

Investimento de meio milhão de euros requalifica marginal de Caminha
Esta 2ª feira, a câmara de Caminha adiantou que a marginal de Caminha está a ser requalificada, num investimento de cerca de meio milhão de euros. Em comunicado, o município adianta que a obra neste espaço, “muito procurado, mas que se encontrava degradado”, vai “criar uma ecovia com novas condições para peões e ciclistas, recuperando da melhor forma a relação de Caminha com o estuário do rio Minho”.

Esta obra irá ligar a zona do Estaleiro do Quintas ao local onde está o Posto Náutico, criando uma via pedonal e de elevada qualidade, articulada com a rede viária, com os outros meios de transporte e com os locais de estacionamento existentes, em consonância com as medidas previstas no âmbito do PAMUS 2020 – Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável”. Ainda de acordo com o município, “em breve começará também a construção do novo Mercado Municipal, outro espaço degradado na frente ribeirinha que vai desaparecer a curto prazo, dando lugar a um equipamento moderno e equilibrado, um polo de atração com condições de funcionalidade e conforto para visitantes e comerciantes”.

foto-1-1
foto-1-2
foto-1-31
foto-1-3
Planta
1
2
3
4
5

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 475 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas