March 19, 2024

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:164 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:226 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:324 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1198 Opinião

Quero ser uma árvore

Feb 24, 2024 Hits:805 Crónicas

Que acusações recaem sobre Miguel Alves?



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Caminha: Ontem ao início da noite televisões e jornais anunciavam a demissão do secretário adjunto do primeiro-ministro português, Miguel Alves, que desde que assumiu o cargo, à cerca de 2 meses estava envolvido numa série de polémicas.

Ontem o ministério público acusava o socialista de prevaricação no âmbito de uma certidão extraída da Operação Teia.

O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional do Porto acusa o socialista Miguel Alves de ter beneficiado ilicitamente a empresa Make it Happen de Manuela Couto, mulher de Joaquim Couto, na contratação de serviços de comunicação e de marketing num total de cerca de 44 mil euros e através de dois contratos.

“Conduzindo e provocando o procedimento, concertando preço e a forma de pagamento daquele contrato com Manuela Couto e determinando os serviços da Câmara Municipal de Caminha a adequarem o procedimento àquele plano que previamente ambos delinearam”, agiu o arguido Miguel Alves de forma a “violar as normas de contratação pública sobre aquisição de serviços que bem conhecia que estava obrigado a respeitar”, lê-se no despacho de acusação a que o Observador teve acesso.

O DIAP de Regional do Porto acusa Miguel Alves de ter provocado “a necessidade de contratar os serviços de assessoria de comunicação de marketing” e de ter criado um procedimento à medida da empresa de Manuela Couto.

O inquérito contra Miguel Alves começou por causa de uma denúncia anónima entrada a 3 de Julho de 2019 no DIAP Regional do Porto. Mais tarde surgiria uma segunda denúncia na Polícia Judiciária. As denúncias tinham o mesmo objeto: os dois contratos com Manuela Couto através da Make It Happen.

As mesmas denúncias, segundo o despacho de acusação, teriam como objetivo a prestação de serviços fictícios com o fim de constituir “um saco azul para o pagamento de promessas eleitorais e serviços prestados em campanha eleitoral”, lê-se no despacho de acusação.

Este caso nada tem a ver com o centro de exposições transfronteiriço de Caminha onde o acordo feito por Miguel Alves, na qualidade de presidente da Câmara de Caminha, e um empresário para a construção de um centro de exposições. Neste caso, o governante foi politicamente responsável por adiantar 300 mil euros a uma empresa para a construção do tal centro — que ainda não existe. Miguel Alves entregou 300 mil euros a empresa com oito meses e sem funcionários

Mas, também neste processo o Ministério Público decidiu abrir um inquérito ao ex-secretário de Estado, Miguel Alves.

Recordar, ainda, que desde 2019 que Miguel Alves está na lista de arguidos da Operação Éter, em que à volta de Melchior Moreira, ex-presidente do Turismo do Porto e do Norte, o Ministério Público investiga contratos ilícitos e crimes de corrupção e abuso de poder com autarcas socialistas.

A vereadora na câmara municipal de Caminha eleita pela coligação o concelho em primeiro, Liliana Silva, reagiu à demissão do secretário adjunto afirmando que “a forma como geriu o dinheiro público nesta questão do Cet, não são compatíveis com funções de Governo. Assim como não são com as funções de autarca. E o presidente Rui Lages, atual, manteve a estratégia e o vazio de explicações. Deixo agora a discussão para a Assembleia Municipal extraordinária, agendada para o dia 17 de novembro pelas 21h no teatro Valadares”. Numa reflexão esta vereadora ainda acrescentou que “o Município é a casa de todos os caminhenses. A câmara não é a "quinta de alguém". Nunca deixei de acreditar que

a verdade suplanta a mentira. A honestidade é mais valorizada que a chico - espertice. O bem comum suplanta o "umbiguismo"Caminha é grande demais para ser reduzida a território de um homem só”.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 322 guests and no members online

Top News Embaixada

0
Partilhas
0
Partilhas