March 29, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:199 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1046 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2293 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:253 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:388 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1260 Opinião

MUNICÍPIOS E ASSEMBLEIA REPÚBLICA NA EVOCAÇÃO DO CONDE DA BARCA



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


 Os municípios de Ponte da Barca e de Ponte de Lima, este último também o seu Presidente da Assembleia Municipal, a Real Associação de Viana do Castelo, o Presidente da Assembleia de Freguesia de Arca e Ponte de Lima, como entidades regionais, e os descendentes do homenageado vão marcar presença amanhã Sábado, na homenagem ao diplomata (Áustria, França, Holanda e Rússia), Ministro (Marinha e Ultramar e Negócios Estrangeiros e da Guerra) e Primeiro – Ministro de D. João VI no Brasil, António de Araújo e Azevedo.

Da capital teremos a presença do coordenador da Comissão de Negócios Estrangeiros e comunidades Portuguesas na Assembleia da República, e do Porto, o Director de Património da Universidade Fernando Pessoa e do seu Hospital – Escola, em Gondomar.

Nascido no dia de hoje (14 de Maio de 1754), e falecido no Rio de Janeiro (21 de Junho de 1817), ficou conhecido na história luso – brasileira como Conde (da Ponte) da Barca, depois de dezenas de anos ao serviço da nação, dentro e fóra dela.

Mas, o percurso político de António Araújo Azevedo começou muito cedo: aos 24 anos assume a direcção da célebre Sociedade Económica dos Amigos e Compatriotas do Bem Público (1779 – 1786), onde nos seus objectivos se destacava a distribuição de baldios e maninhos a agricultores pobres do concelho, e a instalação de fábrica de fiação e tecelagem, iniciativa que viria a reintroduzir vinte anos mais tarde na quinta da Prova em Ponte da Barca, berço de sua mãe.

Para além das missões oficiais em representação da Pátria, o Conde da Barca viajou também por motivos pessoais, de cultura e ciência pela Alemanha e Inglaterra, o que se traduziu em reunir uma valiosa biblioteca, colecções botânicas e de minerais na sua casa da capital brasileira, além de estabelecer a primeira tipografia regular no território e um alambique com tecnologia escocesa para licores e aguardente de cana de açúcar.

A evocação desta Figura Limiana cujo programa inicia-se amanhã pelas 15,30 h, recordemos, com uma concentração na Confeitaria Havaneza em Ponte de Lima, é realizada pelo Clube de Gastronomia de Ponte de Lima; no decorrer do evento, será apresentado também o parceiro da instituição para o Reino Unido (Londres), seguindo-se assim aos já existentes na Bélgica (Bruxelas), Suécia (Gotemburgo) e Suíça (Lausane), no âmbito da promoção de comeres e beberes lusitanos de qualidade.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 1353 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas