segunda-feira, 15 agosto 2022

(ENGIE)nharia jurídica

Ago. 13, 2022 Hits:32 Opinião

A IGREJA QUE NÃO ACREDIT…

Ago. 08, 2022 Hits:382 Opinião

Consequências do Dever

Ago. 08, 2022 Hits:80 Crónicas

A Sombra e as Árvores

Ago. 07, 2022 Hits:270 Crónicas

Pai rico, Pai pobre

Ago. 04, 2022 Hits:230 Crónicas

DA LEITURA

Ago. 02, 2022 Hits:81 Crónicas

Enquanto o pau vai e vem

Jul. 31, 2022 Hits:103 Crónicas

É PROIBIDO NASCER EM AGO…

Jul. 29, 2022 Hits:673 Opinião

Município e Rotary Clube recordam Conde (de Ponte) da Barca





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


O município presidido por Augusto Marinho e o Rotary Clube local, recordam esta sexta – feira, pelas 21,30 h no auditório municipal, o ilustre diplomata, governante e bibliófilo António de Araújo e Azevedo (1754 – 1817), vulgarmente conhecido por Conde da Barca.

Uma conferência sobre o criterioso coleccionador de livros e a sua acção empresarial na valorização da agricultura local e do Rio Lima como importante eixo navegável, estarão a  cargo  respectivamente, de Miguel Ayres de Campos,  Licenciado em História da Arte pela Universidade de Oxford, e Mestre em Estudos Medievais pela mesma instituição académica, Doutor em História de Arte, na variante de História de Arte Medieval, pelo Courtauld Institute of Art, da Universidade de Londres e Guilherme Vasconcelos, conceituado heraldista e genealogista, estudioso e arquivos das Casas Nobres de Arcos de Valdevez e autor de trabalhos nessa temática.

Antecedendo o evento, realizou-se há dias, uma visita à Casa Grande de Sá, na freguesia do mesmo nome, concelho de Ponte de Lima, onde nasceu o homenageado.

Para além do chefe da edilidade barquense, o grupo, que acompanhamos, recebido pelo proprietário, integrou o Presidente e Secretário dos rotários locais, Manuel Sousa e Luis Arezes, e o Presidente da Assembleia Municipal de Ponte de Lima, João Mimoso de Morais (foto).

Entre uma visita à capela do solar onde o Conde da Barca foi baptizado, do espólio do fidalgo, estadista e homem de cultura, foi possível admirar entre outras peças, o seu retrato a óleo, da autoria do italiano Domenico Pellegrini, um banco brasonado proveniente do seu palacete no Rio de Janeiro e pratos também com seu Brasão de Armas da baixela Companhia das Índias, encomenda datável de 1799.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1103 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?