domingo, 26 junho 2022

Dinamite

Jun. 21, 2022 Hits:46 Opinião

UM NOVO DEUS (Crónica)

Jun. 21, 2022 Hits:90 Crónicas

A cidade desperta

Jun. 15, 2022 Hits:176 Crónicas

Quantos dias tem a semana

Jun. 05, 2022 Hits:370 Crónicas

Aventuras (Crónica)

Jun. 02, 2022 Hits:165 Crónicas

A Outra Cena da Filosofia

maio 30, 2022 Hits:170 Crónicas

Na terra dos gnomos

maio 30, 2022 Hits:518 Crónicas

O Futuro é a Europa

maio 26, 2022 Hits:430 Opinião

Do Dia da Europa aos desa…

maio 25, 2022 Hits:101 Opinião

Município de Vila Verde lança projeto ‘No Bullying’ em todos os jardins-de-infância do concelho





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Jogos de tabuleiro vão ajudar a consolidar mensagens e a incutir valores nas crianças 

O Município de Vila Verde vai distribuir por todos os jardins-de-infância do concelho um conjunto de jogos didáticos com o objetivo de ajudar a transmitir às crianças mensagens pedagógicas e de consciencialização social para prevenção contra situações de “bullying”. 

Numa iniciativa pioneira no país ao nível do pré-escolar, o primeiro jogo ‘No Bullying’ começa amanhã a ser distribuído, numa sessão com educadoras de infância agendada para as 16h00, no Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva. Seguir-se-ão ações a ter lugar nos centros escolares de Prado e Vila Verde. 

Como explica o vice-presidente e responsável pelo pelouro da educação, Manuel Lopes, a iniciativa do Município visa “facilitar a compreensão de mensagens que importa ajudar a transmitir às crianças, através de jogos de tabuleiro”, no âmbito de uma parceria com a associação sem fins lucrativos ‘ForBig’. 

“É uma aposta na prevenção como estratégia privilegiada para favorecer o crescimento e desenvolvimento das crianças, sendo simultaneamente um contributo importante para contrariar tendências problemáticas ou de conflito da atualidade social e familiar, como é o caso do ‘bullying’”, sustenta Manuel Lopes. 

Os jogos de tabuleiro transmitem histórias originais que são desenvolvidas pela positiva, com o objetivo de consolidar mensagens e culturas de comportamento que importa serem assimiladas pelas crianças, promovendo “o crescimento saudável e criando melhores cidadãos de futuro”. 

‘No Bullying’ é o primeiro projeto a desenvolver, visando a prevenção de comportamentos que possam originar bullying em crianças em idade pré-escolar. Na apresentação, explica-se que o jogo desenvolve uma história que “não se foca no conceito do bullying, mas sim em não deixar evoluir os comportamentos que o podem originar”. 

O jogo está desenvolvido para poder ser reusado várias vezes ao longo do tempo, favorecendo a opção por incutir valores positivos e evitar rótulos negativos, mas deixando claro que “tratar mal alguém traz consequências” e, sobretudo, ensinando a estabelecer limites e que, quando não se gosta de alguma situação, é possível dizer “não, para, chega, basta”. 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1207 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?