March 29, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:198 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1044 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2292 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:252 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1260 Opinião

Feiras Novas regressam de 7 a 12 de Setembro



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


As tradicionais Festas do Concelho de Ponte de Lima – Feiras Novas – também designadas em documentação antiga de Festas de Setembro ou Festas das Dores, pois são dedicadas a essa Virgem, voltam a realizar-se em formato normal, com realização de 7 a 12 de Setembro próximo.

A Direcção da Associação Concelhia das Feiras Novas, agora presidida pelo vereador  do Ambiente, Desporto e Obras Públicas, já acordou com o executivo municipal a celebração dos festejos. Gonçalo Rodrigues, adiantou que haverá o “programa possível ainda com as restrições da Direcção Geral de Saúde, caso estejam em vigor, e o orçamento proporcional” ao evento, já em elaboração.

Recorde-se, que os principais números das Festas de Ponte de Lima, são a solene procissão, reintroduzida em 1956, os cortejos Etnográfico, instituído em 1964, o Histórico em 1971, os Zés P ´reiras, Festival Folclórico, e desde sempre a Feira, as bandas de música, os gigantones e cabeçudos, os fogos do ar e de artifício. Nos últimos anos, foram acrescentadas algumas novidades, como o Desfile e actuação das concertinas, a Noite do Fado, a Música Popular nos coretos da Praça de Camões e arruadas, e cada vez mais forasteiros, turistas, milhares e milhares a encheram ruas da vila e arredores, apinhados para assistir aos ícones da programação, ou pela restauração da sede do concelho e redondezas!

Fundadas por provisão de 5 de Maio de 1826, a pedido dos moradores da vila, as Feiras Novas têm o epicentro religioso na Matriz, com seu altar à padroeira, Senhora das Dores (antes do Bom Jesus) trabalho do entalhador barcelense Miguel Coelho em 1729, cerimónias religiosas que sabemos documentalmente desde 1792.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 820 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas