March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:193 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2289 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:248 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1256 Opinião

EVOCAÇÃO DO CONDE DA (Ponte da) BARCA



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O Clube de Gastronomia de Ponte de Lima evoca no próximo Sábado, 15 do corrente, o estadista António de Araújo e Azevedo, registado na História com a designação de Conde da Barca, terra de sua mãe e haveres, e onde instalou fábrica têxtil.

Trata-se de uma evocação de quem se empenhou em valorizar a agricultura local, promoveu a vinificação e efectuou uma importante carreira diplomática em França, Rússia, Países Baixos (Holanda) e Áustria.

A data escolhida para o evento é imediata ao dia de nascimento do homenageado (14 de Maio de 1754), de modo a reunir um leque de genealogistas, entidades oficiais (Municípios de Ponte da Barca e Ponte de Lima, Assembleia de Freguesia deste último, coordenador da comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros na Assembleia da República, Real Associação Viana do Castelo), admiradores da sua obra e comunicação social do nosso país, Espanha e Bélgica.

Do programa salientamos pelas 16,00 h uma visita à casa dos descendentes do Conde da Barca na vila de Ponte de Lima, junto da capela das Pereiras, a qual hospedou o rei D. Luis I em 1872 (e cujo banquete foi servido com a baixela em porcelana da Companhia das Índias do diplomata), seguida de uma outra ao solar onde nasceu e foi baptizado. Neste local será evocada essa personalidade limiana, internacional, pelo signatário e Miguel Aires de Campos, Mestre em História de Arte pela Universidade de Londres, onde reside e familiar dos donos do berço do Conde da Barca.

A família do investigador luso – londrino proporcionará ainda um roteiro pelos passos do Conde da Barca: o salão nobre com seu retrato da autoria do italiano Domenico Pelegrini, a biblioteca – arquivo, pratos da já referida baixela do período Jiaqing (1796 – 1820), o jardim construído em 1786, e um banco brasonado.

Sobre o empreendedorismo do fidalgo António de Araújo e Azevedo na região, evoquemos a sua intervenção como Presidente – fundador da Sociedade Económica dos Amigos e Compatriotas do Bem Público fundada em 1779; os seus estatutos preconizavam a “ partilha dos estéreis areais, maninhos e baldios às famílias pobres … e gratuita distribuição de sementes e instrumentos de lavoura, a cultura das amoreiras e propagação do bicho da seda … e escolas práticas  de fiação de linho, algodão e seda”, cuja primeira mestra veio da Dinamarca, e as oficinas funcionaram nos antigos Quartéis da vila, até há anos atrás, a sede dos Bombeiros Voluntários Ponte de Lima. O ilustre ministro de D. João VI, pastas da Marinha e Ultramar, e dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, depois chefe de todo o elenco no Rio de Janeiro, (onde instalou um alambique de sistema escocês para produção de aguardente e licores), aí faleceu a 20 de Junho de 1817.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 692 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas