March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:155 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1040 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2060 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:241 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:263 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:384 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1252 Opinião

Covid-19: Ministro da Defesa garante que viagem do navio-escola Sagres continuará noutro momento



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, garantiu hoje que a viagem de circum-navegação do navio-escola Sagres, que regressou mais cedo a Lisboa devido à covid-19, “continuará em outros moldes e em outro momento”.

Em declarações aos jornalistas a bordo do Sagres, que atracou esta manhã da Base Naval de Lisboa, em Almada, um mês e meio depois de ter sido suspensa a viagem de celebração dos 500 anos da circum-navegação de Fernão Magalhães devido à pandemia de covid-19, João Gomes Cravinho considerou que este navio “é um emblema de Portugal e esse emblema continuará a fazer parte dos nossos planos para o futuro”.

“Aquilo que podemos dizer neste momento é que a viagem continuará em outros moldes, em outro momento, mais do que isso neste momento não saberemos adiantar”, assegurou.

Sublinhando que o futuro, “neste momento, é muito incerto”, o ministro da Defesa Nacional explicou que “planos para um futuro mais longínquo precisarão de ser apurados” quando houver mais informação.

Questionado sobre a possibilidade agosto ser a data limite para o Sagres voltar a zarpar para poder participar nas nas comemorações da Descoberta do Estreito de Magalhães, em Punta Arenas, no Chile, João Gomes Cravinho foi claro a afirmar que não há “nenhuma data limite”.

“A viagem de Fernão de Magalhães levou três anos. 1519 até 1522 e, portanto, seria bom se pudermos, nesse quadro, completar a viagem, mas temos de ver agora como é que as circunstâncias no plano nacional e no plano internacional evoluem e faremos os nossos planos à medida que foram possíveis para que se possa então essa viagem”, explicou.

O navio saiu da capital portuguesa em 05 de janeiro para uma viagem à volta do mundo que teria duração de pouco mais de um ano.

Previa-se que o navio passasse por 22 portos de 19 países diferentes e que seria a Casa de Portugal durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, competição que foi adiada para 2021.

O Ministério da Defesa Nacional justificou então que a decisão de interrupção da viagem "foi tomada na sequência das medidas de segurança que os diferentes países estão a adotar para protegerem os seus portos, Portugal incluído, limitando a atracação e desembarque de tripulações e passageiros de navios", o que inviabiliza "o pleno cumprimento da missão".

O Governo considerou ainda que "a continuidade desta expedição poderia potenciar um maior risco de contágio entre os 142 elementos da guarnição, que se encontram bem de saúde".

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 648 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas