Caminha: Ministério Público investiga contracto para construção do centro de exposições transfronteiriço de Caminha



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Caminha: A Procuradoria Geral da República tem um inquérito aberto relacionado com o contracto-promessa de arrendamento assinado entre o município de Caminha, então presidido pelo atual secretário de Estado-Adjunto do primeiro-ministro, Miguel Alves, e o promotor da construção do Centro de Exposições Transfronteiriço de Caminha. e que envolveu o pagamento antecipado de 300 mil euros.

Em causa está a construção, pela sociedade Green Endogenous, de um centro de exposições e eventos em Caminha, com 36 mil metros quadrados e capacidade para 20.500 lugares sentados, num investimento de cerca de 8,5 milhões de euros. O contrato-promessa prevê a cedência futura do equipamento em regime de arrendamento ao Município, com uma renda mensal de 25 mil euros. Os 300 mil já pagos correspondem a 12 meses da renda.

O pavilhão a erguer a expensas do promotor, Green Endogenous, ainda não existe nem tão pouco existe data para o seu arranque.

O atual presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, rejeitou qualquer “dúvida ou ilegalidade” no contracto-promessa de arrendamento e garantiu que a construção do CET é “estratégico” para o concelho “porque vai criar emprego e vai criar, acima de tudo, uma sinergia que não existe por ter associada ao CET a construção de um Centro de Ciência e Tecnologia.

Este autarca ainda revelou que o promotor já deu entrada na autarquia com um Pedido de Informação Prévia (PIP)” para aferir da possibilidade de construção naquela localização situada entre a Argela e Vilar de Mouros, onde o Plano Diretor Municipal (PDM) prevê uma zona industrial”.

Segundo Rui Lages, “neste momento, já foi feita uma avaliação preliminar”, tendo o documento sido remetido para “colher pareceres junto das entidades que têm tutela sobre o território”.

Em setembro de 2020, em nota enviada à imprensa, a autarquia de Caminha liderada pelo actual secretário adjunto do primeiro-ministro português, Miguel Alves, afirmava  que “o novo espaço tem conclusão prevista para dentro de dois anos”. Mas, em finais de 2022 nada existe ...

O PSD de Caminha em virtude dos últimos acontecimentos apelou em nota de imprensa a que "as entidades competentes se pronunciem sobre os factos,que envolvem o socialista Miguel Alves.

Em Junho deste ano a coligação o concelho em primeiro avançava em nota de imprensa que o centro de exposições transfronteiriço “é um flop envolvido de muitas nuances estranhas”. E, ainda, afirmavam que o “contracto promessa de arrendamento foi feito para beneficiar um privado em concreto. Feito à pressa, em cima do joelho e sem qualquer estudo de viabilidade económica, fez-se em 2020 um contracto promessa de arrendamento que hipotecaria por longos anos o concelho de Caminha”.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.