March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:188 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2288 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:246 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1255 Opinião

Caminha e os desencontros de um orçamento



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


 Ontem, em reunião de câmara, Miguel Alves, presidente da autarquia de Caminha, apresentou um “plano e Orçamento para 2021 que representa maior investimento em infraestruturas dos últimos 10 anos”, segundo se refere em comunicado.

25 milhões de euros é o valor apresentado num orçamento em que o executivo caminhense destacou “medidas de apoio à economia, famílias e instituições sem fins lucrativos e o forte investimento que se propõe para o próximo ano, num montante superior a 10 milhões de euros”.

A Câmara Municipal de Caminha pretende “isentar o comércio e a restauração do pagamento de taxas de ocupação de espaço público e publicidade e um substantivo reforço no apoio social”. Segundo revelou em nota, o município prevê que o “financiamento às instituições sem fins lucrativos cresça 43,4% e que o apoio às famílias do concelho de Caminha cresça 210,5%, num esforço enorme para combater os efeitos da pandemia. Esta autarquia ainda salienta “obras tão relevantes como a nova Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, a nova Escola Básica do Vale do Âncora, a sede da Academia de Música Fernandes Fão, o novo Mercado Municipal de Caminha, as empreitadas de saneamento em Venade, Azevedo, Moledo e Âncora e a construção da ecovia da frente ribeirinha de Caminha.

“Miguel Alves: O Presidente dos Impostos! “

O Partido Social Democrata de Caminha teceu fortes críticas a este plano e orçamento apresentado pelo executivo e considerou que o “de 2021 vai ao bolso dos munícipes em 5,5 milhões de euros”.

“A Câmara de Caminha termina o ano de 2019 como a única Câmara do distrito de Viana do Castelo que ultrapassou os limites ao endividamento. Não se observou neste orçamento um único esforço de contenção de despesa que visasse a consolidação das contas municipais para uma saída deste cenário que nos envergonha a todos”, referem em nota após os vereadores do PSD terem votado contra o plano e orçamento apresentado.

Esta força da oposição é clara ao definir o orçamento apresentado pelo líder socialista Miguel Alves e referem que “este orçamento coloca o peso do seu funcionalismo nas costas das pessoas. 5.5 milhões é o que os munícipes contribuem de forma directa para este orçamento de 25 milhões de euros, através do pagamento do IMI, IRS, IMT e derrama.

Para não falar dos impostos indirectos que o OE 2021 prevê cobrar às pessoas e que irão alimentar os municípios em ano eleitoral. E, ainda, salientam que o “orçamento de 25 milhões, falam em cerca de 70 mil euros para famílias e pouco mais de 130 mil para as IPSS do concelho”.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 503 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas