March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:188 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2288 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:246 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1255 Opinião

“Caminha deixou de estar em zona de risco da qualidade da água”



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


“CAMINHA É O CONCELHO DO ALTO MINHO ONDE O ÍNDICE DE QUALIDADE DE ÁGUA MAIS SUBIU NO ANO DE 2020”, esta é a afirmação que se pode ler numa nota emitida hoje pelo executivo do concelho de Caminha.

Segundo o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal da autoria da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos referente a 2020, indica que “oconcelho de Caminha melhorou os índices de segurança e qualidade da água que chega a casa das pessoas e das empresas através da rede de distribuição pública. A autarquia caminhense liderada pelo socialista Miguel Alves considera este facto “relevante” porque desde “2016 que a ERSAR vinha apontando a existência de riscos na qualidade da água distribuída, situação invertida em 2020 graças à melhoria no controlo de água e dos depósitos, ao investimento na regeneração da rede de distribuição, ao incremento do controlo e à maior eficiência dos serviços de piquete. A segurança da água pública no concelho”.

A referida nota emitida ainda destaca que este relatório coloca Caminha no “grupo dos Municípios que têm água com qualidade acima da média nacional”.

O autarca Miguel Alves considera esta notícia como de “primordial importância” para o concelho e que “confirma o acerto da opção estratégica da Câmara Municipal de Caminha ao agregar-se com outros concelhos do distrito e com a empresa pública Águas de Portugal. Eu sei que a adesão de Caminha às Águas do Alto Minho  não foi popular, é óbvio que teve impactos políticos sérios nas últimas eleições, reconheço também que os primeiros meses de funcionamento da parceria foram terríveis e sei, sobretudo, que esta foi uma mudança que teve impacto nas economias familiares mas não podia deixar de ser feita de modo a garantir um acréscimo na qualidade da água que chega às pessoas, a permitir um maior investimento nas redes de abastecimento, a reduzir as perdas de água na ordem dos 40% e a aliviar a difícil situação financeira do Município que todos os anos acumulava uma dívida de 1 milhão de euros com as facturas de água e saneamento”.

Recordar que os munícipes do concelho de Caminha continuam descontentes com esta adesão à empresa Águas do Alto Minho e apontam o dedo ao valor das suas facturas, existindo no concelho quem tenha recebido facturas exorbitantes a pagar no valor de 800 € estando agora a pagar de uma forma faseada. Actualmente, o descontentamento no valor a cobrar pela água continua a desagradar …

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 525 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas