March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:170 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2270 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:242 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:264 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:385 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1253 Opinião

Caminha Covid19: “Não estão reunidos os critérios que permitem a realização de testes à COVID 19 nos lares do concelho”



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A qualquer momento é possível conhecer os resultados dos testes ao Covid19 realizados aos funcionários das IPPS’s do concelho de Caminha, concretamente o Centro de Bem-Estar de Seixas, e o Lar dos Mareantes em Caminha. No Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, os referidos testes ainda não aconteceram. Recordar que no Lar do Senhor dos Mareantes, em Caminha, foi detectado um caso positivo de Covid19, uma jovem funcionária que pertencia ao sector da limpeza.

Segundo soubemos cerca de 43 testes foram efectuados, mas somente a funcionários e não a utentes dessas mesmas instituições. “Até ao momento, só foram realizados a funcionários, que são aqueles que têm maior risco de infecção e propagação da doença porque saem e entram diariamente nas instituições. Os utentes estão confinados há semanas, não recebem visitas e nenhum apresenta qualquer sinal de poder ser portador de doença”, esclareceu o município de Caminha.
Segundo nos revelou esta autarquia caminhense os testes decorrem a pedido das instituições.

E porque não se estão a realizar os testes de Covid19 aos utentes? Das instituições? Segundo adiantou a Câmara Municipal de Caminha porque “de acordo com a Saúde Pública, não estão reunidos os critérios que permitem a realização de testes à COVID 19 nos lares do concelho de Caminha. Perante o facto, a Câmara Municipal de Caminha decidiu assumir, com critérios específicos e assegurando a totalidade dos custos, a realização de testes quando forem solicitados através da contratualização de um laboratório privado”.
No concelho de Caminha até à data de hoje estão confirmados 8 casos de infecção pulmonar por Covid19. Mas, é desconhecido o número de pessoas que possam estar em vigilância ...

100 camas estão disponíveis no concelho de Caminha para isolar doentes com Covid 19 caso seja necessário e estão distribuídas por diversas unidades hoteleiras do concelho e, ainda, está a ser estudado a possibilidade de ser criado um hospital de campanha no pavilhão municipal de Caminha.
Durante o dia de hoje serão colocados no concelho outdoors a mandar população para casa. A mensagem é: "Se está a ver este outdoor (...) se não tem nenhuma razão de força maior, então dê meia volta e vá para casa".
E, no próximo domingo, dia de Páscoa, sinos das 22 paróquias de Caminha vão tocar a rebate, em simultâneo, ao meio-dia.

Medidas no concelho devido ao Covid19 Covid 19
As medidas tomadas foram renovadas pelo período de vigência do estado de emergência, ou seja, encerramento de esplanadas, proibição do uso de fontanários, encerramento dos espaços desportivos e culturais do concelho. “não é possível tomar medidas mais apertadas a não ser cortes de via, o que não se justifica”, sublinhou o município caminhense.
Quer na contenção da doença ou na mitigação dos efeitos sociais e económicos que o concelho está a sofrer várias medidas estão a ser propostas … O executivo caminhense liderado por Miguel Alves apresentou um pacote que prevê isenções de pagamento de rendas habitacionais e de comércio em espaços municipais, isenção do terrado das feiras semanais e de esplanadas, pagamento de tarifas fixas no abastecimento de água, saneamento e resíduos urbanos para pequenas e micro empresas e o apoio financeiro a IPSS e corporações de bombeiros.

“Além disso, como é sabido, o Município já deu nota, com todos os municípios do Alto Minho, de que não autorizará eventos até ao final de Junho. Tudo está em aberto relativamente ao futuro, dependendo do evoluir da situação”, salientou a autarquia de Caminha.

Por sua vez, os vereadores do Partido Social de Caminha também apresentaram uma série de medidas para fazer face aos efeitos da Pandemia na vida das pessoas e empresas, ou seja, isentar o pagamento das tarifas fixas da água e saneamento, com calibre de adução até 25 mm, nos meses de Abril, Maio e Junho para todos; Isentar o pagamento de tarifas fixas de recolha de resíduos sólidos até Junho do presente ano, para todos. Apoiar de forma excecional e temporária as famílias que tiveram perdas do rendimento familiar iguais ou superiores a 25%, comparticipando em 50% no pagamento das rendas habitacionais, foi outra das propostas apresentadas pela oposição PSD de Caminha.

Esta força política, ainda, propõe Criação de um gabinete de crise para atendimento telefónico à população do concelho de Caminha, dotado de um profissional de saúde, técnicos de psicologia e ação social.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 569 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas