Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - Caminha: 2,6 milhões para reabilitar troço terminal do rio Coura
terça-feira, 28 novembro 2023

FERREIRA DO ZÊZERE

Nov. 27, 2023 Hits:240 Crónicas

Portugal: António Costa…

Nov. 22, 2023 Hits:254 Opinião

Em Faro

Nov. 22, 2023 Hits:1209 Apontamentos

TERRA MORNA

Nov. 21, 2023 Hits:543 Crónicas

LENDA DO RIO LIMA

Nov. 20, 2023 Hits:55 Crónicas

Um Conselho de Amigo

Nov. 18, 2023 Hits:886 Opinião

ENSEADA DE CRISTAL

Nov. 13, 2023 Hits:571 Crónicas

A instabilidade crónica …

Nov. 08, 2023 Hits:174 Opinião

HÁ VIDA NOS MUSEUS

Nov. 08, 2023 Hits:402 Crónicas

A Importância de Ser Ern…

Nov. 05, 2023 Hits:439 Opinião

Caminha: 2,6 milhões para reabilitar troço terminal do rio Coura





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Foi aprovada a abertura do procedimento para reabilitar o troço terminal do rio Coura e agora a obra vai a concurso público.

A operação está inserida na Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa. Trata-se de uma iniciativa que dá continuidade e alarga as medidas de resposta a situações de crise e de reparação de crises dadas pela Iniciativa de Investimento de Resposta à Crise do Coronavírus (CRII). Esta iniciativa contribuirá para uma recuperação ecológica, digital e resiliente da economia.

Este projecto insere-se na operação FEDER, com taxa de cofinanciamento de 100% sobre o investimento elegível no valor de 1.5 milhões de euros (garantido como referimos em Abril de 2021), refere nota da Câmara Municipal de Caminha.O preço base do procedimento é de dois milhões, sessenta e quatro mil, quinhentos e trinta euros, acrescido de IVA à taxa legal de 6%, o que eleva o investimento total previsto a mais de 2.6 milhões de euros.

Esta reabilitação do troço final do rio Coura inclui a estabilização de ambas as margens deste importante curso de água com recurso a técnicas de engenharia natural; recuperação de zonas da galeria ripícola; eliminação de manchas de espécies exóticas invasoras e plantação de espécies autóctones (árvores, arbustos, caniçais e hidrossementeiras e sementeiras naturais de prado); monitorização do estado das massas de água da área de intervenção, colocação de caixas-abrigo para morcegos e caixas-ninho para aves; criação de percursos pedestres em zona de margem, como regularização da visitação e proteção da galeria ripícola; reordenamento do estacionamento na zona do Cais do Pego e o seu recuo para o campo de jogos de Venade com a colocação de mobiliário urbano diverso, como barreira para impedimento de tráfego viário e suportes de estacionamento de bicicletas; colocação de painéis informativos sobre os valores naturais presentes, mesas com bancos e estrutura de sombreamento; criação de circuitos de natureza na margem esquerda do Rio Coura, numa extensão de 7.095 metros, desenhando um corredor ecológico entre a ponte ferroviária de Caminha e a ponte rodoviária de Vilar de Mouros.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 446  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas