quinta-feira, 06 outubro 2022

O AMOR DE MÃE É ETERNO

Out. 04, 2022 Hits:79 Crónicas

INSULTUOSO – CORROMPIDO…

Out. 01, 2022 Hits:249 Opinião

Então Paris como é?

Set. 28, 2022 Hits:49 Crónicas

Desliguei a internet

Set. 26, 2022 Hits:73 Crónicas

OS TEMPOS DAS CIDADES

Set. 19, 2022 Hits:118 Crónicas

Quem vai pagar impostos?

Set. 19, 2022 Hits:112 Opinião

Os robots não devem paga…

Set. 18, 2022 Hits:247 Opinião

Paternalismo

Set. 14, 2022 Hits:98 Crónicas

Câmara de Vila Verde garante nova Equipa de Intervenção Permanente





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


A Câmara Municipal de Vila Verde aprovou hoje, por unanimidade, a celebração de protocolo que garante apoio financeiro necessário à criação de uma nova Equipa de Intervenção Permanente (EIP) nos Bombeiros Voluntários. 

“Estamos a investir para que não faltem condições e meios ao nível da prevenção e na contínua melhoria da eficiência das ações de proteção e socorro”, defendeu a presidente do Município, Júlia Fernandes, justificando o protocolo a celebrar com a Associação Nacional de Proteção Civil (ANPC) e a Associação Humanitária dos Bombeiros vilaverdenses. 

A autarca sublinhou que “a segurança e proteção das pessoas é uma matéria que tem sempre de merecer a preocupação e maior atenção do Município, assim como a salvaguarda de bens e designadamente do património do concelho”. 

O vereador do ambiente, desporto e proteção civil, Patrício Araújo, apresentou a proposta de protocolo para financiamento desta segunda Equipa de Intervenção Permanente a funcionar nos Bombeiros Voluntários, cujos custos são assumidos em parte iguais pela ANPC e pelo Município. 

Com um papel considerado de grande importância no trabalho de prevenção e combate aos fogos florestais, cada EIP é constituída por cinco bombeiros em regime de permanência, com horário de trabalho de 40 horas semanais, sob a égide do comando operacional dos Bombeiros Voluntários. 

Para cada EIP, ao Município de Vila Verde cabe assegurar um financiamento anual de 37.500 euros, que reforça o conjunto de apoios assegurados pela autarquia à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários. 

No âmbito do objetivo traçado pelo governo para "melhorar a eficiência da proteção civil e as condições de prevenção e socorro", a criação da EIP integra na estratégia de estimular a profissionalização dos operacionais promovendo o desenvolvimento gradual das capacidades de resposta dos bombeiros e outras organizações de proteção civil, designadamente face às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens. 

Na reunião de hoje da Câmara Municipal foi também aprovada a atribuição de um subsídio de 10 mil euros à Associação para a Defesa dos Animais e Ambiente de Vila Verde, para apoio ao programa de esterilização de cães e gatos. 

Conforme explica a proposta apresentada pelo vereador Patrício Araújo, o apoio “enquadra-se no âmbito da saúde pública, saúde e bem-estar animal e defesa do meio ambiente como forma de implementar políticas de incentivo à esterilização e de promoção de adoção e detenção responsáveis”. 

A iniciativa visa desenvolver, de acordo com a legislação em vigor, “uma resposta efetiva às necessidades da população, através do apoio financeiro para o recurso aos serviços médico-veterinários cirúrgicos destinados à esterilização dos animais de companhia, fundamental para evitar o excessivo número de animais detidos no abrigo municipal e a dificuldade acrescida no controlo destas populações”. 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1106 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?