terça-feira, 07 fevereiro 2023

A lama dos dias

Fev. 02, 2023 Hits:279 Crónicas

DIGNIFICAR A AUTORIDADE

Fev. 01, 2023 Hits:130 Crónicas

Homoousios

Jan. 31, 2023 Hits:160 Crónicas

O Escorpião Marcelo

Jan. 31, 2023 Hits:107 Opinião

Insuspeito assassino

Jan. 27, 2023 Hits:205 Crónicas

Isto não é um país É …

Jan. 20, 2023 Hits:488 Opinião

A Importância da Educaç…

Jan. 19, 2023 Hits:1879 Crónicas

Epistocracia - O óptimo …

Jan. 15, 2023 Hits:1021 Opinião

No Palácio do Raio

Jan. 15, 2023 Hits:438 Apontamentos

2 Jovens Músicos de Ponte de Lima, vencedores de prémio europeu!





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Dois jovens estudantes da Escola Secundária de Ponte de Lima, e do 7º grau (11º ano) do ensino articulado na Academia de Música Fernandes Fão, pólo da vila, foram vencedores a nível nacional do Young Digital Treasures, coordenado pelo Ministério da Cultura Espanhol, com apoio da Comissão Europeia, através do Programa Europa Criativa, para financiamento de sectores culturais e audiovisuais.

O concurso, destinado a jovens com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos, incentivou os dois limianos, de apenas 16, a concorrerem a tal desafio; o resultado foi feliz para Pedro Trigueiro dos Santos, filhos dos empresários da Casa de S. Sebastião, em S. Pedro de Arcos e Tiago Pinheiro Peixoto Pereira, comerciantes, de Vitorino dos Piães.

A Lista oficial e vencedores foi tornada pública a 23 de Março, e para além dos dois contemplados de Portugal, juntam-se outros 16 dos restantes países do consórcio parceiros: Espanha, Áustria, Malta, Noruega e Hungria. Neste último país, de 3 a 9 de Julho próximo, decorrerá a semana de apresentação geral dos trabalhos premiados, além de visitas a arquivos e outros centros culturais de Budapeste, informou a organização.

A candidatura apresentada pela representação limiana e nacional, intitulava-se – Vi hoj eu cantar d amor – um fragmento de poema de amor do rei D. Dinis (1261 – 1325), um canto lírico e acompanhado musicalmente, o qual impressionou o júri.

Agora, o trabalho premiado e disponível em versão digital, conforme objectivo do concurso para “permitir maior visibilidade, alcance e uso desse património europeu”, será apresentado nos arquivos nacionais de Lisboa (Torre do Tombo) e da Hungria. Para os co- criadores da exposição on line de sua interpretação, está em agendamento uma consagração em Ponte de Lima.

Para a realização desse evento, garantiram já a sua disponibilidade, o músico internacional Joel Vaz, também limiano, master concert class oboé pela Escola Superior de Música de Genéve, Suíça, antigo elemento da Orquestra Juvenil Europeia (dos 27 estados membros), actualmente segundo oboé na Orquestra Nacional de Gotemburgo, e António Fernandes, jornalista e membro da Unidade de Imprensa, Protocolo e Conferências, do Comité Económico e Social Europeu (CESE) em Bruxelas, que assim se deslocarão da Suécia e Bélgica a Ponte de Lima!

 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 773  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?