Ucrânia: EUA afirmam que Rússia não esclareceu se retira tropas da fronteira



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A vice-secretária de Estado norte-americana, Wendy Sherman, assegurou hoje que, na reunião NATO-Rússia, Moscovo não se pronunciou sobre a retirada das suas tropas junto à fronteira ucraniana, enquanto os representantes russos apontam “diferenças substanciais” entre as partes.

“Não houve compromisso de desescalada, nem uma declaração de que o fariam”, declarou Sherman em conferência de imprensa após a reunião do Conselho NATO-Rússia, que decorreu na sede da Aliança em Bruxelas.

Em paralelo, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo Alexandre Grushko, que também participou no encontro, reconheceu “enormes divergências entre as duas partes sobre questões fundamentais” e assegurou que as tentativas da Aliança de construir a segurança na Europa “contra e sem a Rússia” estão condenadas ao fracasso.

“Partimos do princípio de que a segurança indivisível deve ter em consideração os interesses de todos e que as tentativas de construir a segurança contra e sem a Rússia são contraproducentes e estão condenadas a fracassar”, disse.

O principal fórum de diálogo entre a Rússia e a NATO registou hoje o seu primeiro encontro em mais de dois anos, numa semana em que se sucederam reuniões para reduzir a tensão entre Moscovo e o ocidente, na sequência do envio de um importante contingente militar russo para as proximidades da fronteira com a Ucrânia.

Após indicar que a reunião se prolongou por quatro horas, Sherman revelou que voltou a ser sublinhado que uma nova invasão da Ucrânia pela Rússia “terá custos e consequências significativas" para Moscovo, "muito para além das que enfrentou em 2014”, após a anexação da península da Crimeia.

A responsável norte-americana sustentou que os aliados confiam na possibilidade de uma nova reunião do Conselho NATO-Rússia para breve, a fim de prosseguir as discussões, e acrescentou que caso Moscovo “se retire” da mesa negocial, “ficará muito claro que nunca levaram a sério a via diplomática”.

Assinalou ainda que, no encontro de hoje, Washington e os restantes países da NATO “estiveram unidos” na sua resposta à delegação russa, em particular face às propostas para a segurança europeia que Moscovo apresentou nas últimas semanas.

Nesse sentido, assegurou que algumas das iniciativas “centrais” de Moscovo são “simplesmente impossíveis”, e frisou que a NATO e Washington não vão renunciar à política de alargamento, com a adesão à Aliança de novos países num futuro ainda com data indefinida.

Neste sentido, considerou que a solicitação de um Estado em aderir à NATO constitui uma “decisão soberana”.

Nas áreas onde as duas partes admitiam colaborar, Sherman indicou “as ações recíprocas sobre a redução de riscos e a transparência, melhor comunicação e controlo do armamento”.

A vice-secretária de Estado norte-americana também ressalvou que os Estados Unidos “não tomarão decisões sobre a Ucrânia sem a Ucrânia, sobre a Europa sem a Europa, sobre a NATO sem a NATO e sobre a OSCE sem a OSCE”, numa referência à reunião de quinta-feira da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, onde a crise ucraniana estará no topo da agenda.

Sherman também revelou que nos seus encontros de terça-feira com representantes da União Europeia debateu o trabalho conjunto e com o G7 (os sete países mais industrializados do mundo) “para preparar medidas económicas coordenadas” caso Moscovo invada a Ucrânia, uma alegação que o Kremlin continua a desmentir.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.