March 19, 2024

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:164 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:225 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:324 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1197 Opinião

Quero ser uma árvore

Feb 24, 2024 Hits:804 Crónicas

Quatro militares norte-americanos morrem em exercício da NATO na Noruega



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Quatro militares norte-americanos morreram na queda de um avião na Noruega na sexta-feira, quando participava em exercícios da NATO, anunciou hoje o primeiro-ministro norueguês.

Jonas Gahr Store disse que os militares participavam no exercício “Cold Response 2022”, que visa testar a capacidade da Noruega de receber reforços externos em caso de agressão por um país terceiro.

“As nossas mais sinceras condolências vão para as famílias dos soldados, familiares e companheiros de unidade”, escreveu o chefe do governo de Oslo na rede social Twitter.

O avião do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA foi dado como desaparecido ao fim da tarde de sexta-feira, numa zona afetada por más condições climatéricas.

Trata-se de um Osprey MV-22B, um avião que pode fazer descolagens e aterragens verticais, e que é utilizado principalmente no transporte de tropas e equipamento de apoio a ataques anfíbios.

“O avião tinha uma tripulação de quatro pessoas e estava numa missão de treino no condado de Nordland”, no norte da Noruega, de acordo com uma declaração das forças armadas norueguesas citadas pela agência norte-americana AP.

A polícia local disse que foi lançada imediatamente uma missão de busca e salvamento e que conseguiu chegar ao local durante a noite, confirmando a morte dos quatro militares norte-americanos.

Este exercício anual da NATO na Noruega não está relacionado com a guerra na Ucrânia, desencadeada pela Rússia quando invadiu o país vizinho em 24 de fevereiro.

A Aliança Atlântica e as autoridades norueguesas disseram que a Rússia foi informada sobre a sua realização.

“O exercício não é inesperado nem surpreendente para as autoridades russas”, disseram as Forças Armadas norueguesas numa declaração divulgada no ‘site’ do exercício.

“Em janeiro, o chefe do Comando Conjunto da Noruega realizou uma videochamada com o comandante da Frota Russa do Norte. Durante esta chamada, o general russo foi atualizado sobre o exercício”, acrescentaram.

Cerca de 30.000 militares, 220 aviões e 50 navios de 27 países participam no exercício deste ano.

A Finlândia e a Suécia, que não integram a Aliança Atlântica, também participam no exercício, que começou em 14 de março e terminam em 01 de abril.

Não foi adiantada qualquer causa para o acidente.

O exercício “prosseguirá como planeado, com as medidas que temos de tomar devido às condições meteorológicas”, disseram as forças armadas norueguesas, segundo a AP.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 223 guests and no members online

Top News Embaixada

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas