Xi defende desenvolvimento de relações "sãs e estáveis" em reunião com Biden



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O Presidente da China pediu hoje ao homólogo dos Estados Unidos o desenvolvimento de relações "sãs e estáveis", durante a reunião virtual entre os dois líderes.

Xi Jinping afirmou que "China e Estados Unidos devem respeitar-se mutuamente, coexistir em paz, cooperar, gerir de forma apropriada os assuntos internos e assumir as suas responsabilidades internacionais", de acordo com a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

O Presidente chinês disse "estar preparado" para trabalhar com Joe Biden na hora de "construir consensos" e "dar passos" para recuperar as relações bilaterais.

Por seu lado, Biden salientou a necessidade de existirem salvaguardas para evitar conflitos entre os dois países, dado que "a competição entre os dois países não deve transformar-se num conflito, intencional ou não", numa altura em que se acumulam disputas entre Washington e Pequim, sobre Taiwan, comércio e direitos humanos.

A conversa entre os dois líderes começou às 19:45 de Washington (00:45 em Lisboa).

Mas em Washington como em Pequim, as expectativas são moderadas em relação a este diálogo, que não deverá conduzir a "resultados concretos", indicou a Casa Branca.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês Zhao Lijian afirmou, na segunda-feira, que os dois líderes "terão uma troca de pontos de vista franca, profunda e abrangente" sobre a relação bilateral, que se encontra num "momento crítico".




Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.