March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:164 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2269 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:242 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:264 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:385 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1253 Opinião

Eurodeputados pedem para a UE reconhecer o “direito a desligar” como fundamental



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O Parlamento apela a uma lei da UE que conceda aos trabalhadores o direito de desligar digitalmente do trabalho sem sofrerem repercussões negativas.

Na sua iniciativa legislativa, aprovada com 472 votos a favor, 126 contra e 83 abstenções, os eurodeputados apelam à Comissão Europeia para que proponha uma lei que permita a quem trabalhe por meios digitais desligar os aparelhos fora do horário de trabalho. A lei deverá também definir os requisitos mínimos do teletrabalho e clarificar as condições de trabalho, o horário e os períodos de descanso.

Os eurodeputados afirmam que a utilização crescente de ferramentas digitais para fins profissionais deu origem a uma cultura do “sempre ligado”, com um impacto negativo no equilíbrio entre a vida profissional e familiar dos trabalhadores. Embora o teletrabalho tenha sido fundamental para ajudar a salvaguardar o emprego e as empresas durante a crise da COVID-19, a combinação de horários de trabalho longos e exigências mais elevadas conduziu também a um maior número de casos de ansiedade, depressão, esgotamento e outros problemas de saúde mental e física.

Os eurodeputados consideram o “direito a desligar” como um direito fundamental, que permite que os trabalhadores se abstenham de desempenhar tarefas relacionadas com o trabalho – como telefonemas, mensagens de correio eletrónico e outras comunicações digitais – fora do seu horário laboral, incluindo férias e outros tipos de licença. Os Estados-membros são encorajados a tomar todas as medidas necessárias para permitir aos trabalhadores exercer este direito, nomeadamente através de acordos coletivos entre parceiros sociais. Os Estados-membros devem garantir que os trabalhadores não sejam submetidos a discriminação, crítica de ou outros atos de retaliação por parte dos empregadores.

“Não podemos abandonar milhares de trabalhadores europeus que estão exaustos por causa da pressão de estar sempre conectados e das longas jornadas de trabalho. Agora é hora de estar a seu lado e dá-los o que merecem: o direito de desligar. Isto é vital para nossa saúde mental e física. É hora de atualizar os direitos dos trabalhadores para que correspondam às novas realidades da era digital”, disse o relator Alex Agius Saliba (S&D, Malta) depois do voto.

Desde o início da pandemia de COVID-19, o teletrabalho aumentou quase 30%. Este número deverá permanecer elevado ou inclusivamente aumentar. Estudos realizados pela Eurofound demonstram que as pessoas que trabalham regularmente em casa têm mais do dobro da probabilidade de ultrapassar o limite máximo de 48 horas de trabalho semanais, em comparação com as que trabalham nas instalações do empregador. Quase 30% das pessoas que trabalham em casa afirmam trabalhar durante o tempo livre todos os dias ou várias vezes por semana, em comparação com menos de 5% das que trabalham num contexto de trabalho em escritórios.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 429 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas