March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:164 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2269 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:242 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:264 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:385 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1253 Opinião

Covid-19: Novas medidas restritivas aumentam ainda mais incerteza económica – Eurogrupo



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – O Eurogrupo defendeu hoje que o aumento acentuado nas novas infeções de covid-19 na Europa e as novas medidas restritivas adotadas “aumentaram ainda mais a incerteza” sobre a economia da zona euro e “deverão pesar” na recuperação.

“A recente aceleração na propagação da covid-19 e as novas medidas de contenção aumentaram ainda mais a incerteza e são suscetíveis de pesar sobre a recuperação”, afirma em comunicado a estrutura que junta os ministros das Finanças da zona euro, que hoje se reuniu por videoconferência.

Neste encontro à distância, houve então uma “discussão aprofundada sobre as perspetivas económicas, tendo em vista os atuais desenvolvimentos da covid-19” na Europa, com a estrutura a ser informada na ocasião sobre a evolução na situação epidemiológica pela diretora do Centro Europeu de Controlo de Doenças, Andrea Ammon.

“O Eurogrupo está a acompanhar de perto a evolução da situação sanitária e a acompanhar os impactos económicos e as previsões”, acrescenta o Eurogrupo na declaração à imprensa.

E, para isso, os ministros das Finanças da zona euro vão continuar a “coordenar e a implementar vigorosamente, a todos os níveis, políticas económicas ambiciosas que complementem a resposta sanitária, protejam o emprego e façam avançar a recuperação económica, em todo o continente”, assegura o fórum informal.

Nas últimas previsões económicas, divulgadas em julho passado, a Comissão Europeia reviu em baixa as projeções para a economia da zona euro este ano devido à pandemia de covid-19, estimando agora uma contração de 8,7% do Produto Interno Bruto (PIB).

Com a introdução de novas medidas restritivas na Europa – como novos confinamentos mais ligeiros em França, Bélgica e Alemanha –, a queda do PIB poderá ser ainda mais acentuada e a recuperação da zona euro deverá demorar mais do que esperado.

É isso que deverão revelar as próximas previsões do executivo comunitário, que serão divulgadas esta quinta-feira.

Na reunião de hoje, o Eurogrupo fez um “balanço das medidas adotadas até agora” de apoio às economias europeias, considerando que “a Europa reagiu energicamente à pandemia”.

“As respostas coordenadas amorteceram o impacto económico das medidas de contenção nos cidadãos e nas empresas. Com o desenrolar da segunda vaga da covid-19, a Europa está agora mais bem equipada para resistir às consequências económicas”, argumentam os ministros das Finanças da zona euro.

Ainda assim, “o Eurogrupo considera vital que o apoio orçamental em cada Estado-membro continue em 2021, dado o risco acrescido de uma recuperação atrasada, devendo também ajustar-se à situação à medida que esta evolui”, insta a estrutura no comunicado.

Já recordando o Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros, aprovado pelos lideres europeus em julho passado e que tem de ter agora o aval final da assembleia europeia, os ministros das Finanças da zona euro dizem esperar que “o Conselho e o Parlamento cheguem a um acordo antes do final de 2020”.

“Hoje, sublinhámos também a importância de [os Estados-membros da UE] apresentarem rapidamente planos de Recuperação e Resiliência ambiciosos, traçando um conjunto coerente de reformas”, adianta.

O plano português foi entregue em meados de outubro à Comissão Europeia e tem como prioridades a criação de respostas sociais, com a aposta no Serviço Nacional de Saúde e na habitação, e a promoção do emprego através de mais investimento e competências.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 503 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas