Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - Visita de Estado de Marcelo à Bélgica
sexta-feira, 01 março 2024

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Fev. 29, 2024 Hits:164 Opinião

Não cedamos à facilidad…

Fev. 29, 2024 Hits:309 Opinião

Quero ser uma árvore

Fev. 24, 2024 Hits:658 Crónicas

Morre Navalny mas não a …

Fev. 24, 2024 Hits:201 Opinião

COMPETÊNCIA CÍVICA

Fev. 15, 2024 Hits:376 Crónicas

UNIVERSITAS

Fev. 14, 2024 Hits:290 Crónicas

CIDADÃO DECISOR

Fev. 10, 2024 Hits:253 Crónicas

Desconsideração políti…

Fev. 09, 2024 Hits:637 Opinião

Haja diferenças!

Fev. 07, 2024 Hits:319 Opinião

O Homem: um ser limitado

Fev. 06, 2024 Hits:298 Crónicas

O BANCO NOVO

Fev. 06, 2024 Hits:431 Crónicas

Entre a Esperança e a In…

Fev. 04, 2024 Hits:246 Opinião

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Fev. 04, 2024 Hits:365 Crónicas

Visita de Estado de Marcelo à Bélgica





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Visita de Estado de Marcelo à Bélgica
Fotos dos 3 dias : https://bit.ly/3tG97NY

VISITA OFICIAL E OFICIOSA do Presidente da República – Marcelo Rebelo de Sousa, ao Reino da Bélgica. Oficial e oficiosa, na forma mais qualificada de contacto diplomático entre dois paízes. Marcado por cerimónias protocolares, mas também de teor mais descontraído e informal.  

Foram três dias de um intenso programa, algo adaptado, na sequência do abrupto atentado pepretado na capital belga, no dia da sua chegada. Para além dos encontros formais e de agenda diplomática, Marcelo Rebelo de Sousa, bem ao seu estilo teve tempo para outras cerimónias, outros encontros: em Bruxelas, na Flandres e na Valónia. Uma visita de Estado proveitosa, coroada de êxitos, para ambos os países. “Aliados próximos” e amigos, na União Europeia, nas Nações Unidas, e na NATO em defesa da paz e do bem comum.

De facto são muitos os laços que unem os dois países. Desde quando João Baptista de Almeida Garrett apresentou credenciais como encarregado de negócios, até aos nossos dias! União na diversidade, em termos de comércio, de história, de cultura e de cooperação institucional.

Acompanhado pelo ministro dos Negócios estrangeiros e deputados dos seis partidos, com assento parlamentar. Marcelo Rebelo de Sousa, não se furtou a responder aos jornalistas, que o seguiram durante esta visita. Houve perguntas contundentes, sobre uma actualidade política e social deveras preocupante, a nível europeu, mas também sobre o Médio Oriente. Marcelo reiterou e cito: “é muito importante que a União Europeia tenha uma posição comum”. O cenário amedronta e confina!

Para além de um recheado programa, de encontros bilaterais e de agenda diplomática, o Presidente da República deu uma recepção à Comunidade Portuguesa, no último dia da sua visita, a 19 de Outubro 18h00 - no Hôtel de Ville da Câmara de Saint-Gilles. Para ali se viver o encontro e a partilha da mensagem, um discurso e protocolo descontraídos, várias vezes interrompido pelos aplausos. Ao que se seguiu o momento de saborear os bons vinhos apresentados e à esmerada culinária portuguesa servidos a preceito. Pelo meio, muitas conversas e sorrisos, num histórico e marcante encontro da comunidade portuguesa. Integrada e integradora, exemplo de cooperação cívica, cultural e social. O Presidente, que ofereceu selfies a toda a gente, levou a lição de que valeu a pena ter encontrado esta comunidade, ordeira e solidária. Com orgulho e admiração, muito respeito e valorização de todos.

De facto, somos Portugal, aqui no coração da Europa. A representar uma Nação Valente, também ao nível da Diáspora.

 [Viva o Reino da Bélgica, mas sobretudo, o nosso país] MRS

Visita de Estado de Marcelo à Bélgica
Fotos dos 3 dias : https://bit.ly/3tG97NY
Luso.eu - Jornal das comunidades
António Fernandes
Author: António FernandesEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 474  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas