sábado, 24 setembro 2022

OS TEMPOS DAS CIDADES

Set. 19, 2022 Hits:96 Crónicas

Quem vai pagar impostos?

Set. 19, 2022 Hits:82 Opinião

Os robots não devem paga…

Set. 18, 2022 Hits:102 Opinião

Paternalismo

Set. 14, 2022 Hits:80 Crónicas

A BICICLETA DOS ANJOS

Set. 12, 2022 Hits:61 Crónicas

UM CIMBALINO SE FAZ FAVOR

Set. 10, 2022 Hits:333 Crónicas

O aroma do café no ar

Set. 05, 2022 Hits:76 Crónicas

Rota dos Registos Civis

Set. 04, 2022 Hits:218 Opinião

Espanto e Vergonha

Ago. 28, 2022 Hits:126 Opinião

Sabores de Valença, á prova em Bruxelas!





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


O município de Valença, liderado por José Manuel Carpinteira levou até Bruxelas os principais sabores da terra: salgados, doces e vinhos. Mais de três dezenas de convidados participaram nos momentos protagonizados pela delegação, designadamente eurodeputados, entidades oficiais, Academia do Bacalhau da Bélgica, Confrarias Vinhos Portugueses, e comunicação social.

O programa iniciou-se junto do busto de Fernando Pessoa, na Place Flagy, da autoria de Irene Vilar. Ana Paula Xavier, vice - presidente da edilidade valenciana abriu a sessão justificando a deslocação a Bruxelas, no âmbito duma campanha de promoção da gastronomia do concelho, que no outono arrancará com os Fins de Semana temáticos. O orador seguinte, a chef Amaya Guterres, elencou alguns sabores e exemplificou o Caldo Verde á moda de Valença, produto integrante da Lista das Maravilhas da Gastronomia de Portugal. Fechou o ciclo de intervenções o signatário, com as referências às comidas tradicionais na literatura portuguesa, como: Miguel Torga com “O vinho é verde, o caldo é verde “;  Eça de Queirós com “caldo de galinha, com fígado e moela“, que juntamente com António Feijó, eram apreciadores do Bacalhau de Cebolada, degustado aquando férias das funções diplomáticas, respectivamente França e Brasil, nos extintos hotéis lisboetas – Espanhol – na Rua da Prata, e o – Bragança -, na actual Vítor Cordon, como relatam nas suas obras ou correspondência.

Seguiu-se uma degustação na embaixada de Portugal, com boas vindas por parte do titular, Rui Tereno, e novamente da número dois do executivo valenciano, com oferta de lembranças para perpetuar a visita á representação nacional na Europa: publicações editadas pelo município, imagem da fortaleza em filigrana, outra de pormenores do monumento nacional, galhardetes e alvarinho. Um vídeo promocional de Valença esteve a cargo de Miguel Esteves, Técnico Superior dessa unidade orgânica municipal. Na mesa, farta, iguarias variadas: salpicão da Serra de Arga, chouriça de carne, queijinhos de cabra e de ovelha, broa, paio do lombo de porco, presunto laminado, tostas com patés e tomate cereja, e os doces: valencianos, e o de gema, branco ou de romaria. Tudo foi regado com alvarinhos do concelho: Roman e Edmundo Val.

Balanço altamente positivo, com elogios variados, principalmente do embaixador Rui Tereno; do Cônsul de Portugal Bruno Joos Beerst; da conselheira da embaixada, Joana Estrela, dos eurodeputados José Manuel Fernandes, Carlos Zorrinho, Pedro Marques, Isabel Carvalhais, Maria Leitão Marques; do ex-Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, do Administrador do Conselho Europeu de Investigação/Bolsas Científicas, Victor Alves Gomes. Tudo encerrou com o Bacalhau à (Pousada de) S. Teotónio. A confecção do típico cardápio no Café Restaurante Portugal, esteve a cargo dos chefs Amaya Guterres, e Paulo Santos. Membro do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1273 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?