
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
O presidente do Município de Viana do Castelo, José Maria Costa, foi eleito ontem em Bruxelas, no decorrer da primeira reunião para o novo mandato, Vice – Presidente da delegação de Portugal ao Comité Europeu das Regiões.
Trata-se de mais um desempenho de missão política na capital dos 27 estados menbros, depois do autarca vianês ter sido eleito chefe da representação nacional em 2015, cargo agora desempenhado por Fernado Medina, colega presidente de Lisboa.
A delegação lusitana ao órgão consultivo das instituições comunitárias (Comissão Parlamento e Conselho), designadamente em matérias de emprego, educação e saúde pública, é constituída por 353 membros dos 27 países do velho continente. Da parte portuguesa, integram o Comité das Regiões, os chefes dos governos regionais dos Açores e Madeira, e além do autarca da capital, os de Portimão, Sintra, Mafra, Aveiro, Póvoa de Varzim, Braga, Lagoa (Açores) e Viana do Castelo.
No Plano de actividades para o mandato ora iniciado, os representantes nacionais, elegeram como áreas de acção, entre outras a presidência de Portugal na União Europeia (primeiro semestre de 2021), a Agenda Verde Europeia e a Agenda Urbana.
O número dois da representação na instância europeia representativa da administração local e regional, José Maria da Cunha Costa, nasceu em Lourenço Marques em 1961. Licenciado em engenharia química, foi entre 1986 – 1994 quadro superior dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, ocupando depois o cargo de Adjunto do Presidente da Câmara; eleito e reeleito vereador para os mandatos de 1998 – 2009, neste último passou também a Presidente. No seu currículo destaque ainda para outros desempenhos oficiais: Presidente da direcção da CIM (Comunidade Intermunicipal do Minho e Lima), do Eixo Atlântico, e da Assembleia Geral das Cidades Saudáveis.
Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades