March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:180 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2288 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:246 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1255 Opinião

Porquê que a Bélgica tem uma das maiores taxas de mortalidade por Covid-19?



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Uma das formas de medir os efeitos do Covid-19 é através da taxa de mortalidade. Até ontem, 21 de Abril, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, a Bélgica tinha uma taxa de 52,51 mortes por cada 100 mil habitantes, uma das mais altas de toda a Europa, apenas atrás de San Marino (118,40).

Mesmo a Espanha e a Itália, os países mais afetados do continente europeu, possuem uma taxa de mortalidade inferior à da Bélgica, contabilizando 45,55 e 40,79 mortes por cada 100 mil habitantes, respetivamente.

A Universidade Johns Hopkins, que tem monitorizado o desenvolvimento do vírus desde o seu início, aponta que as disparidades destes números podem existir devido às diferenças na quantidade de pessoas testadas em cada país, a questões demográficas – se a população de uma determinada área possui mais indivíduos de um dos grupos de risco, por exemplo – e às características do próprio sistema de saúde.

No caso da Bélgica, a resposta é ainda outra. Numa medida controversa, como foi relatado pelo Brussels Times, desde o início da pandemia que o país conta como mortes por Covid-19 não apenas aquelas que são registadas num hospital, mas também as dos pacientes que morreram em lares ou que tenham estado em cuidados domiciliares, sem que tenham sido testados. Com base nos sintomas observados, a causa da morte desses doentes tem sido presumida como resultado do vírus.

O modo como a Bélgica tem contabilizado as suas mortes por Covid-19 tem sido alvo de debate, com alguns deputados preocupados com imagem do país. Quando questionada pela LN24 sobre este sistema de contagem, a Primeira-ministra, Sophie Wilmès, afirmou que a Bélgica escolheu ter uma “grande transparência na comunicação de mortes ligadas ao Covid-19”.

Ao mesmo canal, a Ministra da Saúde belga, Maggie de Block, referiu que esta é a forma mais detalhada de contabilizar o número de mortes, apesar de nenhum outro país na Europa utilizar este mesmo método. Neste momento, a Bélgica conta com cerca de 40 mil infetados e já superou a barreira das 6 mil mortes.  

Luso.eu - Jornal das comunidades
Rúben Castro
Author: Rúben CastroEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 575 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas