March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:170 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2270 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:245 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:265 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:385 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1253 Opinião

Migrações: Portugal é dos países da UE que aceita receber crianças migrantes - Bruxelas



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – Portugal é um dos países da União Europeia (UE) que aceitou acolher crianças migrantes que estão desacompanhadas nas ilhas gregas, anunciou hoje a presidente da Comissão Europeia, saudando a ajuda e mostrando-se preocupada com a situação destes menores.

“Na semana passada, […] pedi aos Estados-membros para disponibilizarem ajuda imediata para as crianças menores retidas nas ilhas gregas e, felizmente, já tivemos respostas positivas de, por exemplo, França, Portugal, Luxemburgo, Finlândia e Alemanha”, elencou Ursula Von der Leyen, falando em conferência de imprensa, em Bruxelas.

Fazendo um balanço dos seus 100 primeiros dias do mandato à frente do executivo comunitário, a responsável apontou a questão das migrações como um dos seus principais desafios, precisando que, no caso das crianças migrantes que estão desacompanhadas nas ilhas gregas, Portugal e os restantes países “vão intervir nesta situação acutilante e acolher menores desacompanhados para os seus países, para os Estados-membros”.

“Claro que, a longo prazo, será necessária mais ajuda”, vincou Ursula Von der Leyen.

Para a líder da Comissão Europeia, “é urgente atentar na situação das crianças desacompanhadas nas ilhas gregas”.

“Estou muito preocupada com a situação deles porque são os mais vulneráveis. É urgente tirá-los das ilhas e conseguir-lhes um sítio para ficarem”, sublinhou Ursula Von der Leyen.

Já esta madrugada, o governo alemão tinha anunciado que uma coligação de países voluntários da UE planeia acolher até 1.500 crianças migrantes atualmente retidas nas ilhas gregas, uma medida de apoio humanitário.

O anúncio ocorreu no dia em que o chefe de Estado turco, Recep Tayyip Erdogan, é esperado em Bruxelas para conversar com autoridades da UE sobre a situação dos migrantes na fronteira turco-grega.

Falando sobre aquela que classificou como “pressão política nas fronteiras externas da UE”, feita pela Turquia, dadas as ameaças feitas por Ancara de um possível incumprimento do acordo celebrado dom Bruxelas, Ursula Von der Leyen sublinhou ser necessário “dar resposta a esta situação acutilante”.

“Encontrar uma solução para esta situação requer que acabemos com essa pressão nas fronteiras externas e que os direitos dos cidadãos em matéria de asilo sejam respeitados”, frisou a responsável.

Além disso, “a Grécia precisa de ajuda”, adiantou Von der Leyen.

Milhares de migrantes tentam atravessar a fronteira entre a Turquia e a Grécia desde que o presidente turco anunciou, no final de fevereiro, que iria deixar de respeitar o acordo de março de 2016 com a UE, no qual se previa a permanência de migrantes na Turquia, em troca de apoio financeiro europeu a Ancara.

Esta situação motivou tensão entre Ancara e Bruxelas, que se deverá apaziguar hoje, com um encontro entre Recep Tayyip Erdoğan e Ursula Von der Leyen, em Bruxelas.

Ao todo, dos mais de 42 mil migrantes retidos nas ilhas gregas, cerca de 5.500 são menores desacompanhados.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 530 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas