segunda-feira, 23 maio 2022

Serafim Saudade

maio 22, 2022 Hits:31 Opinião

A Sabedoria e o Escrito

maio 18, 2022 Hits:75 Crónicas

Como se houvesse amanhã

maio 15, 2022 Hits:109 Crónicas

PCP (Partido Cumplicement…

maio 09, 2022 Hits:191 Opinião

Dia Mundial da Língua Po…

maio 05, 2022 Hits:305 Opinião

Vereadores da Coligação…

maio 04, 2022 Hits:826 Opinião

Um domingo qualquer

maio 01, 2022 Hits:212 Crónicas

Portugal dos pequenitos

maio 01, 2022 Hits:192 Opinião

Homenagem

Abr. 30, 2022 Hits:150 Crónicas

PUTIN QUE PARIU A COMUNID…

Abr. 30, 2022 Hits:116 Opinião

O mal dos outros pode ser…

Abr. 25, 2022 Hits:1589 Opinião

Gante acolhe exposição sobre rainhas portuguesas





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


De 11 a 29 de outubro, a Biblioteca da Universidade de Gante acolherá a exposição digital "Galeria das Rainhas Portuguesas", e dará a conhecer ao público em geral a vida e a obra de algumas das mais emblemáticas monarcas portuguesas. A inauguração da exposição, que irá também abordar as ligações dinásticas entre Portugal e Flandres, acontece no dia 8 de outubro. A organização da iniciativa em território belga está a cargo da Matriz Portuguesa - Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento - e da Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa. 

Retratos, jóias, obras e trajes de época são alguns dos elementos em exposição na mostra "Galeria das Rainhas Portuguesas", uma iniciativa que explora a vida de algumas das mais emblemáticas governantes portuguesas como D. Filipa de Lencastre ou D. Carlota Joaquina de Bourbon. A inauguração realiza-se no dia 8 de outubro e contará com a leitura encenada do monólogo “Os Arroubamentos de Espírito de D. Maria I”, da autoria de João Micael.

Para além da exposição, encontram-se ainda programadas duas palestras subordinadas às ligações entre Portugal e Flandres. A primeira realiza-se no dia 15 de outubro, com Bruno Joos de ter Beerst, Cônsul de Portugal em Gante, a debruçar-se sobre a vida de “D. Isabel de Portugal, Duquesa da Borgonha”. A segunda será apresentada pelo Professor Georges Martyn, da Universidade de Gante, que falará no dia 22 de outubro sobre "As feitorias em Bruges e Antuérpia". 

A mostra, que estará patente de 11 a 29 de outubro, é uma iniciativa da Matriz Portuguesa - Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, com o apoio institucional do Ministério da Cultura, e com a co-organização da Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa. 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Rúben Castro
Author: Rúben CastroEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1005 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?