terça-feira, 21 março 2023

SANFINS DE FERREIRA, HOJE

Mar. 20, 2023 Hits:166 Crónicas

A morte de Sara Carreira …

Mar. 17, 2023 Hits:177 Opinião

Do verão quente de 1975 …

Mar. 14, 2023 Hits:150 Opinião

Por terras de Penacova

Mar. 14, 2023 Hits:553 Apontamentos

O que é um socialista ?

Mar. 13, 2023 Hits:399 Opinião

A GUERRA ATÉ AO FIM!

Mar. 07, 2023 Hits:360 Opinião

É Nisa, é nosso

Mar. 06, 2023 Hits:1005 Apontamentos

Em quatro piscas, a olhar…

Mar. 05, 2023 Hits:508 Opinião

Os prós e contras dos ca…

Mar. 04, 2023 Hits:1518 Opinião

e-CODEX: Eurodeputados aprovam sistema para modernizar comunicação judiciária transnacional





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


O PE aprovou nova legislação, da qual Nuno Melo foi correlator, que visa melhorar a digitalização da comunicação judiciária transnacional e o acesso dos cidadãos e das empresas à justiça.

O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje, com 571 votos a favor, sete contra e dez abstenções, o acordo provisório sobre o sistema e-CODEX, alcançado entre os negociadores do PE e do Conselho em dezembro.

O eurodeputado Nuno Melo (PPE) foi o correlator da comissão parlamentar das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos, com o eurodeputado búlgaro do mesmo grupo político, Emil Radev, da comissão parlamentar dos Assuntos Jurídicos.

“O acesso à justiça não deve ser desencorajado pela complexa variedade dos nossos diferentes sistemas jurídicos. O e-CODEX consiste num pacote de componentes de software que permite a conectividade entre sistemas nacionais, a interoperabilidade entre os sistemas informáticos utilizados para permitir às autoridades judiciais competentes enviar e receber eletronicamente documentos, formulários jurídicos, provas ou outras informações de forma rápida e segura, apoiando processos civis e penais transfronteiriços. Com este sistema, juízes e advogados poderão comunicar e trocar documentos com os tribunais dos Estados-Membros da UE. Um sistema digital que habilita as autoridades de investigação a enviar ordens de investigação uns aos outros com rapidez e segurança necessárias”, disse Nuno Melo.

Segundo o eurodeputado português, “a experiência obtida através do projeto e-CODEX abrirá, sem dúvida, as portas a futuras iniciativas no domínio eletrónico em processos judiciais transfronteiriços. Estamos apenas no início de uma nova era em que o direito e a tecnologia irão interagir cada vez mais, o que melhorará dramaticamente o acesso à justiça por parte dos cidadãos europeus. O e-CODEX é um sistema que reforça a ideia de que a justiça prevalecerá dentro e através das fronteiras nacionais”.

Contexto

O e-CODEX permite estabelecer redes de comunicação descentralizadas, interoperáveis e seguras entre os sistemas informáticos nacionais que dão apoio à cooperação transnacional em matéria civil e penal. É um instrumento essencial para facilitar o acesso à justiça e proporcionar proteção jurídica aos cidadãos e às empresas na era digital.

Os utilizadores deste sistema (autoridades judiciárias, profissionais da justiça e cidadãos) poderão, com rapidez e segurança, enviar e receber por via eletrónica documentos, formulários jurídicos, elementos de prova ou outras informações.

Durante as negociações, os colegisladores procuraram encontrar um equilíbrio entre a interoperabilidade e a independência judicial, a eficiência e a proteção de dados, a celeridade e os direitos fundamentais, a tecnologia e o Estado de direito.

O sistema tem vindo a ser desenvolvido por um consórcio de Estados-Membros e outras organizações, que continua a ser responsável pela sua gestão. Esta será transferida para a agência eu-LISA durante 2023.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 981  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

A SUA PUBLICIDADE AQUI?