March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:180 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2288 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:246 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1255 Opinião

COVID-19: Combater o vírus da desinformação



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Hoje, 2 de abril, Dia Internacional da Verificação de Factos, o Parlamento Europeu contribui para a sensibilização sobre os perigos da desinformação, tanto para a saúde como para a democracia.

O surto de coronavírus levou à disseminação de notícias falsas e desinformação, o que dificulta os esforços para conter a pandemia.

Enquanto algumas pessoas trabalham dia e noite para salvar vidas da COVID-19, organizações de saúde e verificadores de factos desvendaram outro lado negro da pandemia. Em vez de apoiarem as pessoas que ajudam, algumas organizações e indivíduos dedicam-se a tirar proveito da crise para a manipulação política ou comercial.

As instituições europeias estão preocupadas com este fenómeno e têm alertado para os riscos ligados às tentativas de desinformação e às burlas na Internet. Para contribuir para uma informação factual e fiável, a União Europeia (UE) criou uma página Web sobre a resposta ao surto de COVID-19, que inclui informação para ajudar a distinguir as notícias verdadeiras das falsas e a desfazer alguns dos mitos comuns relacionados com a pandemia.

De acordo com um relatório de um grupo de trabalho criado no âmbito do Serviço Europeu para a Ação Externa para combater a desinformação (EUvsDisinfo), algumas alegações falsas tiveram origem em atores próximos da extrema-direita dos EUA (alt-right), da China e da Rússia. Nestes casos, o objetivo é político, visando minar a UE ou criar mudanças políticas.

Um dos vice-presidentes do Parlamento Europeu (PE) responsáveis pela política de informação, Othmar Karas, disse: “As alegações falsas são fáceis de verificar. A prova da solidariedade da UE é fácil de encontrar. A UE nunca teve competências em matéria de saúde, mas os Estados-Membros e a UE como um todo estão a procurar formas de ajudar as vítimas da crise. Neste preciso momento, por exemplo, enfermeiras e médicos alemães estão a cuidar de doentes do coronavírus vindos de Itália ou da França. A Chéquia enviou 10.000 fatos de proteção para a Itália e outros tantos para a Espanha. A Áustria e a França enviaram milhões de máscaras para a Itália".

O vice-presidente do PE relembrou que, “na semana passada, os eurodeputados aprovaram quase unanimemente medidas urgentes para mobilizar fundos com vista a ajudar os países da UE a financiar os serviços de saúde, a assistência médica ou a prevenir a propagação da doença. As outras instituições da UE estão também a trabalhar incansavelmente para encontrar formas eficazes e rápidas de apoiar as vítimas da crise, sejam elas as pessoas doentes, os profissionais de saúde ou as pessoas que perdem o seu emprego ou rendimento devido à crise".

 

A outra vice-presidente do PE responsável pela política de informação, Katarina Barley, afirmou: “Em tempos como este, em que vidas dependem de todos ouvirmos as autoridades sanitárias, não é adequado espalhar mentiras e relativizar a verdade. É importante que as instituições continuem a cooperar estreitamente com as plataformas em linha, encorajando-as a promover fontes autorizadas, a retirar conteúdos que são verificados como falsos ou enganadores e a remover conteúdos ilegais ou conteúdos que possam causar danos físicos”.

 

A eurodeputada anunciou também que “o Parlamento está a lançar uma campanha para apoiar os profissionais de saúde nacionais e para mostrar aos cidadãos que este continente está cheio de europeus que lutam lado a lado contra a COVID-19".

 

“Hoje, no Dia Internacional da Verificação de Factos, gostaríamos de relembrar a importância da verificação de factos e de partilhar dicas para poder fazê-lo em todas as línguas. Assim como respeitamos o distanciamento social e a lavagem das mãos, temos o dever de travar a difusão de falsos conselhos e histórias manipuladoras", salientou Katarina Barley.

 

Othmar Karas reiterou também a necessidade da verificação de factos neste momento de crise: “Não se trata de ser o sabichão que tem prazer em corrigir pessoas que cometem erros, mas é nosso dever cívico proteger-nos a nós próprios e aos nossos entes queridos e à sociedade democrática que criámos".

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tony Da Silva
Author: Tony Da SilvaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 576 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas