quarta-feira, 08 fevereiro 2023

A lama dos dias

Fev. 02, 2023 Hits:280 Crónicas

DIGNIFICAR A AUTORIDADE

Fev. 01, 2023 Hits:130 Crónicas

Homoousios

Jan. 31, 2023 Hits:161 Crónicas

O Escorpião Marcelo

Jan. 31, 2023 Hits:108 Opinião

Insuspeito assassino

Jan. 27, 2023 Hits:207 Crónicas

Isto não é um país É …

Jan. 20, 2023 Hits:489 Opinião

A Importância da Educaç…

Jan. 19, 2023 Hits:1882 Crónicas

Epistocracia - O óptimo …

Jan. 15, 2023 Hits:1023 Opinião

No Palácio do Raio

Jan. 15, 2023 Hits:440 Apontamentos

Coesão: Debate no Parlamento Europeu com Elisa Ferreira - hoje, pelas 17h15





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Os eurodeputados vão questionar a Comissão sobre a apresentação e aprovação dos acordos de parceria e dos programas de coesão, os pagamentos aos Estados-Membros e os riscos de subexecução.

O debate com a comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, realiza-se esta tarde, a partir das 17h15 (hora em Estrasburgo, menos uma em Lisboa), e será seguido da votação de uma resolução na sessão plenária de 23-24 de março.

Pode assistir em direto ao debate no Centro Multimédia do PE, no Europe by Satellite (EbS+) ou na página web da sessão plenária.

Os regulamentos relativos à política de coesão para 2021-2027 foram negociados e adotados pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da UE, no âmbito do processo de codecisão.

Perguntas da comissão parlamentar do Desenvolvimento Regional à Comissão Europeia

- Qual é a situação atual no que respeita à apresentação e aprovação dos acordos de parceria e dos programas de coesão, nomeadamente em comparação com a situação observada na mesma fase durante o período de programação de 2014-2020?

- Qual é o tempo médio necessário para a aprovação dos acordos de parceria e dos programas, quando prevê a Comissão efetuar os primeiros pagamentos intermédios aos Estados-Membros e qual o número de projetos da política de coesão 2021-2027 atualmente em fase de execução?

- Concorda a Comissão com a avaliação efetuada pelo Comissário Hahn, que, em outubro de 2021, declarou que esperava que a quase totalidade da dotação orçamental de 2021 tivesse de ser reprogramada para os anos seguintes, com base no artigo 7.º do Regulamento relativo ao Quadro Financeiro Plurianual (QFP)?

- Que medidas tenciona a Comissão promover para evitar o risco considerável de subexecução, anulação de autorizações e de não realização de projetos, o que poderá dar lugar a pedidos de redução do orçamento da política de coesão para o período de programação em curso?

- Será que a Comissão verifica se o disposto nos artigos 6.º e 8.º do Regulamento Disposições Comuns (RDC) é respeitado, se os Estados-Membros criaram mecanismos eficazes para garantir que a voz da sociedade civil seja auscultada e se é respeitada a Carta dos Direitos Fundamentais e o Código de Conduta Europeu sobre Parcerias? Verifica a Comissão em que medida, sob que forma e de acordo com que prazos o princípio da parceria foi aplicado durante a preparação dos acordos de parceria e dos programas específicos nos Estados-Membros? Foram atribuídos fundos para o reforço da capacidade administrativa das organizações da sociedade civil, a fim de as ajudar a desempenhar um papel ativo? Em que medida os Estados-Membros executam projetos de desenvolvimento local de base comunitária no âmbito dos seus acordos de parceria e programas?

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tony Da Silva
Author: Tony Da SilvaEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 775  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?