March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:180 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2288 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:246 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1255 Opinião

À descoberta de Paula Rego



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O brilho de Antuérpia começa na sua estação central, com a beleza do grande relógio, sendo o primeiro motivo fotográfico de muitos. A viagem continua pelas ruas movimentadas da cidade dos diamantes, entre a escultura da mão do gigante – associada à lenda da cidade –, a Catedral de Nossa Senhora e o castelo Het Steen, que em português significa “A Pedra”. 

Durante os últimos meses, a segunda maior cidade da Bélgica ganhou um outro brilho, e a razão é uma das artistas portuguesas mais afamadas: Paula Rego.

Ana Maria Pestana e Jan Lindekeans moram perto de Lovaina, na região flamenga da Bélgica. Vieram de propósito ao museu De Reede para visitar a exposição temporária “Paula Rego – Power Games”, que pretende celebrar a obra gráfica da pintora portuguesa.

O casal luso-belga tem acompanhado o trabalho do jovem museu criado em 2017 e não tem dúvidas em afirmar que a exposição de Paula Rego é a “mais ilustre que o De Reede teve”.

Harry Rutten, diretor do De Reede, revela que logo que soube da oportunidade de ter Paula Rego não hesitou. “É um orgulho para nós mostrar o seu trabalho”, afirma.

A obra de Paula Rego desmascara a hipocrisia, desafia e abomina a moralidade conservadora e usa o humor negro como uma arma delicada. Nos cerca de 40 trabalhos expostos no De Reede, a artista debruça-se sobre os temas da família, da sexualidade e da hipocrisia do quotidiano. A exposição “Paula Rego – Power Games” ficará patente até ao dia 25 de outubro.

Goya, Rops e Munch

O museu De Reede é um museu dedicado à arte gráfica. Trata-se de uma iniciativa do neerlandês Harry Rutten, que doou parte da sua coleção de arte a uma fundação belga.

A coleção concentra-se nos trabalhos de Franscico Goya, Félicien Rops e Edvard Munch. O trabalho destes artistas é apresentado como o de observadores críticos do tempo em que viveram, cada um no seu próprio contexto artístico e social.

Situado no centro histórico da cidade de Antuérpia, o museu conta ainda com obras de outros artistas belgas, incluindo de estudantes da Academia Real de Belas-Artes de Antuérpia.

https://museum-dereede.com/

IMG2816
IMG2847
IMG0971
IMG0952
IMG0950
IMG0943
IMG0938
IMG0931
IMG0921
IMG0918

Luso.eu - Jornal das comunidades
Rúben Castro
Author: Rúben CastroEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 758 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas