NOTA! Luso.eu usa cookies e tecnologias similares. Se você não alterar as configurações do navegador, você concorda com isso.

Saiba mais aqui

Compreendi

Mundial2018: Espanha, em fase de transição, promete dificultar a vida a Portugal

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Espanha aparece como o principal rival de Portugal no Grupo B do Mundial2018 de futebol, uma seleção que vai tentar apagar a má imagem deixada há quatro anos, no Brasil, onde foi eliminada logo na primeira fase.

Comandada por Julen Lopetegui, antigo técnico do FC Porto, a seleção espanhola vive uma fase de transição, depois da tal era dourada, em que conquistou o Mundial2010, mas também o Euro2008 e Euro2012.

Essa fase terminou no Campeonato do Mundo do Brasil, com a Espanha a cair com ‘estrondo’ na fase de grupos, com uma goleada perante a Holanda (5-1) e um desaire com o Chile (2-0). Despediu-se do continente sul-americano com uma vitória sobre a Austrália (3-0).

A seleção ibérica garantiu a 11.ª presença consecutiva na fase final do Mundial, 15.ª no total, ao vencer o Grupo G da qualificação europeia com facilidade, à frente da Itália, tendo cedido apenas um empate em toda a campanha, precisamente perante os transalpinos, que são os grandes ausentes na Rússia.

Morata, Isco e Diego Costa, as novas ‘caras’ da seleção espanhola, marcaram todos cinco golos durante a qualificação, numa equipa que ainda tem alguns ‘sobreviventes’ da era dourada, como Iniesta, Sergio Ramos, Piqué e David Silva.

Ao todo, os vizinhos Portugal e Espanha já se defrontaram por 37 vezes, com a seleção lusa a ter um registo de oito vitórias, 12 empates e 17 derrotas no conjunto de jogos oficiais e particulares.

No Mundial2010, Portugal foi uma das ‘vítimas’ dos espanhóis no caminho para o título, tendo perdido por 1-0 nos oitavos de final, com um golo de David Villa, aos 63 minutos. Foi a única vez que as duas equipas ibéricas se encontraram na fase final de um Campeonato do Mundo.

A última vitória portuguesa em jogos oficiais aconteceu no Euro2004, que decorreu em solo luso, por 1-0, com um golo de Nuno Gomes, ainda durante a fase de grupos. Seguiram-se a tal derrota na África do Sul e a eliminação nas meias-finais do Euro2012, no desempate por grandes penalidades (0-0, 4-2).

O Portugal-Espanha, do Grupo B, está agendado para 15 de junho, em Sochi, sendo que, a 20, a formação das ‘quinas’ defronta Marrocos e a 25 fecha com o Irão, de Carlos Queiroz.

A fase final do Mundial de 2018 realiza-se na Rússia, de 14 de junho a 15 de julho.

Pub


Últimos Tweets

Homem baleado frente a discoteca na Amadora está em estado grave - PSP https://t.co/5XczoIar0d
Belenenses reclama mais três títulos de campeão nacional de futebol https://t.co/h4wxAlQfSU
Preço da luz desce 0,2% em mercado regulado a partir de 01 de janeiro https://t.co/njhcAbrYXr
Follow Luso.be - Bélgica on Twitter