(Lusa) – O Benfica tornou-se hoje o quinto clube a mudar de treinador entre os participantes na edição 2018/19 da I Liga portuguesa de futebol, ao ser anunciada a saída de Rui Vitória, após três anos e meio no cargo.

Um dia depois do desaire por 2-0 no reduto do Portimonense e da queda, hoje confirmada, para o quarto lugar do campeonato, Rui Vitória saiu e, à condição, passa a ser Bruno Laje, o técnico da equipa B dos ‘encarnados’, a liderar o conjunto da Luz.

Em 15 jornadas, Rui Vitória, que foi campeão em 2015/16 e 2016/17, levando as ‘águias’ a inédito tetra, e ‘vice’ em 2017/18, somou 10 vitórias, dois empates e três derrotas, todas por dois golos de diferença.

Além do desaire em Portimão, o Benfica perdeu consecutivamente com o Belenenses, por 2-0, no Estádio Nacional, e por 3-1 com o Moreirense, em plena Luz. Os outros pontos perdidos aconteceram na receção ao Sporting (1-1) e em Chaves (2-2).

Rui Vitória sucede na lista de mudanças de técnico a José Gomes, que, após a 13.ª ronda, saiu do Rio ave, tentado pela proposta do Reading, do segundo escalão inglês.

O eleito para o substituir foi Daniel Ramos, que ainda não se estreou – tem sido Augusto Gama a orientar a equipa - e foi o terceiro técnico a sair de um clube, ao ser dispensado do Desportivo de Chaves após 12 jornadas.

O seu substituto foi Tiago Fernandes, que esteve envolvido na primeira ‘chicotada’, ao fazer a transição, conseguindo duas vitórias em dois jogos, no Sporting, entre José Peseiro, despedido após a oitava jornada, e o holandês Marcel Keiser.

Depois da mudança nos ‘leões’, seguiu-se a do Marítimo, que, após 10 rondas, prescindiu de Cláudio Braga e substitui-o por Petit, que ainda procura o primeiro triunfo.

Pub
 - Alterações de treinadores na I Liga de futebol 2018/19:

Jornada Clube Sai Entra

8.ª Sporting José Peseiro Marcel Keizer a)

10.ª Marítimo Cláudio Braga Petit

12.ª Desportivo de Chaves Daniel Ramos Tiago Fernandes

13.ª Rio Ave José Gomes Daniel Ramos b)

15.ª Benfica Rui Vitória Bruno Lage c)

 

a) - Tiago Fernandes comandou a equipa interinamente.

b) - Augusto Gama comandou a equipa interinamente.

c) - Nomeado técnico provisório.

Pub