Na manhã de Domingo, o eurodeputado José Inácio Faria rumou á vila de Prado, Vila Verde, respondendo ao convite para o Campeonato do mundo de canoagem de maratona.

Aguardavam o parlamentar a vereação local, designadamente o Presidente António Vilela, o vereador do Ambiente e Desporto, Patrício Araújo e o Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Felix.

A prova no Cávado teve a participação de dois dos principais canoístas de Ponte de Lima, designadamente Nuno Barros, campeão do mundo em 2010, e Rui Lacerda, vice – campeão da Europa.

Mas, o evento não foi favorável aos medalhados atletas do Cube Náutico de Ponte de Lima, entre várias razões. Nuno Barros classificou-se em 5º lugar e Lacerda na 9ª posição.

A deslocação a Prado foi ainda motivo de mais um abraço ao melhor do mundo na modalidade, tendo Fernando Pimenta mantido uma longa conversa com o eurodeputado português.

Ao final da tarde, José Inácio Faria regressou a Lisboa, e no dia seguinte a Bruxelas, onde está a preparar mais uma deslocação de representantes portugueses e altominhotos, no âmbito do seu pelouro na comissão parlamentar: uma mostra gastronómica do Alto Minho com produtos de charcutaria, doces e vinhos verdes premiados, para jornalistas, diplomatas e colegas de hemiciclo.

Pub