Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

CONGRESSO DA SOCIEDADE

ID:N°/ Texto: 5230
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Arrancou o Congresso da Sociedade, uma iniciativa do PSD/Açores que tenho a honra de coordenar e que convoca a nossa comunidade à discussão livre sobre o estado da Região e das perspetivas para o seu desenvolvimento. Num discurso direto, plural, sem “politiquês”, figuras de reconhecido mérito nas nossas ilhas dão o seu contributo para o debate sobre o futuro dos Açores, com o suporte dos comentários de participantes online. É um formato inovador de debate, com a riqueza de ser tão amplo quanto a dimensão da internet e desagregado de qualquer tipo de tendências.

Não se trata de uma redundância, a convocação de uma discussão livre, num Estado de direito democrático. O seu garante reside no amplo espectro de oradores, dos mais variados quadrantes político-partidários e até mesmo sem qualquer conhecida ligação partidária, a quem é conferida a primazia do debate, apenas balizados pela equidade das participações sob a moderação de uma personalidade independente e com formação jornalística.

Outra vantagem desta iniciativa é a aproximação da política à comunidade. Convidamos os nossos concidadãos a partilharem, com base na sua experiência e saber, a sua opinião e as suas ideias para o desenvolvimento integrado de um ramo específico de atividade, da sua ilha ou da Região como um todo. O Congresso da Sociedade é, assim, uma iniciativa de auscultação pública sobre o desenvolvimento dos Açores que visa reforçar a integração dos cidadãos na avaliação e definição das políticas públicas e adequar a ação política aos seus anseios e expetativas, numa ação consequente e de compromisso. Face aos números avassaladores de abstenção nos diversos atos eleitorais a que temos vindo a assistir, esta é mais uma manifestação do cumprimento pelo PSD/Açores do seu dever de proximidade e adequação às exigências dos cidadãos que representa.

O PSD/Açores adaptou-se às novas realidades e às circunstâncias atuais, em que estamos confinados fisicamente pela proteção da nossa saúde, face à pandemia da COVID-19, não se circunscrevendo na sua ação. Antes pelo contrário, integramos a comunidade, que não está confinada no plano das propostas e avaliações, num Congresso que é o seu. E este formato de videoconferência, ao contrário do que possa inicialmente considerar-se, tem vantagens acrescidas, permitindo a qualquer cidadão, de qualquer parte do Mundo, participar ativamente e inteirar-se da situação das diferentes ilhas dos Açores e da Região como um todo, num discurso direto. Esta é uma mais-valia, em especial porque vai ao encontro da nossa diáspora, mas que nos permite endereçarmo-nos e integrarmos um público muito mais alargado, o que não seria possível num formato meramente presencial.

Arrancámos numa data significativa, o 1.º de maio, tendo simbolicamente escolhido a ilha do Corvo para dar início a este projeto. Em todas as sextas-feiras seguintes, sempre pelas 21h, estaremos de volta online, para debater cada uma das restantes ilhas. Aceda, no Facebook, à nossa página https://www.facebook.com/congressodasociedade/, ou se pretender deixar um contributo anonimo, através de https://psdacores.pt/congressodasociedade/. Participe!

Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.

Sofia Heleno Ribeiro
Colaboradora Convidada
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.
Textos deste autor:

RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Tweets

Lisboa a Lagos e Ceuta 600 anos depois https://t.co/haCCQyQx8h
Covid-19: Autarcas da AMLisboa podem alterar horário de funcionamento do comércio - Governo https://t.co/rAyTdbQfMR
Covid-19: Portugal com mais seis mortes e 325 novos casos nas últimas 24 horas https://t.co/6raV0XLVbL
Follow Jornal das Comunidades on Twitter