>

NOTA! Luso.eu usa cookies e tecnologias similares. Se você não alterar as configurações do navegador, você concorda com isso.

Saiba mais aqui

Compreendi

"Vai-me à loja e trás-me o troco"

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Portugal é rico em sotaques, dialetos, expressões e calões. Dependendo da região do país para onde se vá, existem sempre particularidades a esses níveis. Nas regiões de alta densidade temos destacados as áreas metropolitanas do Porto e Lisboa e nas de baixa densidade, a região de Trás-os-Montes,Alentejo, entre outros.

Às vezes temos a sensação de que se fala várias línguas no nosso país dada a gigantesca polissemia das palavras e a forma como cada coletividade e região as apropria. Quando damos por nós já não estamos a dizer “não percebo nada”, mas sim “não percebo patavina disto” ou “isto é chinês” ou outra expressão qualquer. É caso para dizer que, por vezes, até o próprio português é traiçoeiro. Como dizemos a mesma coisa de forma diferente, as interpretações por vezes divergem. Atenção a isso!

Sou suspeita, mas o Norte (e em particular a invicta) arrebata qualquer região na sonoridade das suas palavras e na diversidade dos dialetos. Aliás, essa distinção foi materializada em 2014 numa obra intitulado por “Lugares e palavras do Porto” da autoria de João Carlos Brito. A socialização permite-nos, efetivamente, interiorizar esta linguagem de forma natural e compreendê-la sem questionar. Como se diz na minha terra “Quem está de fora racha lenha” e nem sempre compreendem o que dizemos e a forma como nos expressamos, mas a verdade é os nossos dialetos são os que estão mais próximos do português e galego originais. Não pensem que andamos a inventar alguma coisa!

Critiquem se quiserem, mas é esta forma de falar tão espontânea que nos faz sentir especiais em qualquer parte do mundo. No Porto é o prato do dia e até nos fartamos disso. Mas já imaginaram um português a residir em Nova York e ouvir alguém na rua a dizer “Oh morcom sai da frente” ?
Pensem nisso!

Pub

Paula Moreira
Colaboradora / Correspondente
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor:

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
4
6
7
8
9
11
12
13
15
16
19
20
21
22

Últimos Tweets

FÉ E TRADIÇAO https://t.co/HwV762EDU6
Reprogramação de fundos europeus mais do que duplica verbas para municípios https://t.co/WEaDsnMvwa
Tribunal alemão rejeita recurso para prender novamente Puigdemont https://t.co/fCkP1GxXrE
Follow Luso.be - Bélgica on Twitter