NOTA! Luso.eu usa cookies e tecnologias similares. Se você não alterar as configurações do navegador, você concorda com isso.

Saiba mais aqui

Compreendi

O cheeseburguer que une o mundo

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Em algum minuto, já pararam para pensar o que realmente une as pessoas? Talvez pensem logo no amor, na família, na amizade, interesses económicos, na língua, na nação (questionável esta), entre outros interesses vários …Mas se repararmos bem não devem ser elos de ligação generalizáveis, uma vez que existe uma vasta diversidade cultural e cada cultura valoriza-os, simbolicamente, de forma distinta.

Recentemente, fui lanchar ao McDonald’s e, enquanto me distraia com os meus pensamentos, olhei ao meu redor e tive a sensação que estava a ver um pedaço de mundo. Esta metáfora descreve o meu espanto ao ver num espaço tão circunscrito tantas personalidades, nacionalidades, géneros, raças, classes sociais, cores – e todos tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão iguais. Por momentos senti que cada um representava uma peça de um puzzle, e que parte dele estava ali a cruzar-se, inconscientemente. Contrastando, assim, com as desigualdades sociais que são parte integrante das nossas sociedades e nos afetam, direta ou indiretamente, ao impedirem que todos tenham acesso às mesmas oportunidades.

Poderia gastar páginas e páginas a fazer uma sátira sociológica da realidade em que vivemos, mas prefiro que recuemos ao pedaço de mundo que vos falei há pouco. Como é possível num espaço tão delimitado não haver distinção? É um local, que para além de difundido mundialmente, é frequentado por todos e ninguém olha com desdém para quem está ao lado. Não há género, nem raça, nem nação, nem cor, nem classe social. Todos comungam do mesmo alimento sem pré-conceitos e pelo puro prazer de deliciar um cheeseburguer ou outra bomba calórica (risos). Será que estas têm efeitos hipnotizantes?

Por fim, resta-me apresentar a nova maravilha do mundo – o McDonald’s, dos poucos lugares do mundo que une sem distinção. E nunca perdendo de vista que o segredo é a alma do negócio, creio que se a receita desta instituição fosse divulgada certamente faria muito sucesso no mundo, porém perderia valor. Não fiquem preocupados por não saberem o ingrediente chave da confeção dos hambúrgueres do Mc! Penso que a toda a receita que tem como destino final o coração é mais importante e não necessita de leitura.

Pub

Paula Moreira
Colaboradora / Correspondente
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor:

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
16
17
18
20
23
24
26
27
29

Últimos Tweets

O centro de Bruxelas vestiu-se de Portugal https://t.co/Mj7Q9fISAL
I Love Portugal - Gosto de Portugal https://t.co/gorI82Zu2q
O trumpismo dos jovens lusodescendentes nos Estados Unidos https://t.co/dkBLODMQaM
Follow Luso.be - Bélgica on Twitter