Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

Covid-19: Costa defende que UE deve adotar "todas as medidas" incluindo 'eurobonds'

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

(Lusa) - O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que a União Europeia deve adotar "todas as medidas", incluindo 'eurobonds', face à pandemia da covid-19, argumentando que "é fundamental financiar o impacto que é bastante assimétrico" entre Estados-membros.

Esta questão foi introduzida no debate quinzenal, no parlamento, pela coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, que referiu que "o ministro das Finanças alemão hoje disse que rejeitava a ideia de 'eurobonds' e, portanto, de uma solidariedade europeia".

"Do nosso ponto de vista é importante que o Banco Central Europeu (BCE) entre em campo o mais cedo possível financiando diretamente os Estados e nomeadamente a sua capacidade tanto na saúde como na segurança social e gostávamos de saber o que é que o Governo português pensa nesta matéria", declarou Catarina Martins.

Na resposta, o primeiro-ministro considerou que vai haver "uma discussão decisiva" em Conselho Europeu e que se está a pagar "um preço elevado" pela não conclusão atempada da União Económica e Monetária.

"Todas as medidas devem ser adotadas, quer linhas de financiamento, quer o lançamento de 'eurobonds', porque é fundamental financiar o impacto que é bastante assimétrico de um choque absolutamente exógeno, inesperado e simétrico que todos estamos a sofrer", acrescentou.

Por sua vez, Catarina Martins advertiu que "a flexibilização de regras europeias não quer dizer nada sem garantias de que a austeridade não é imposta depois outra vez no futuro" e que vai ser preciso "investimento e solidariedade".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 360 mil pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 17.000 morreram.

Em Portugal, há 29 mortes e 2.362 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Estatísticas mundiais do coronavírus

Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Últimos Tweets

Homem desaparecido na praia das Furnas em Vila do Bispo após complicações no mar https://t.co/PLTU4lzQOj
Detido homem suspeito de matar mulher em Sesimbra https://t.co/i8MMAbbjwy
Bispo de Viana do Castelo morre em despiste na A2 em Almodôvar https://t.co/Ki44W3qhR7
Follow Jornal das Comunidades on Twitter