Lançamento do projeto “Rede Global da Diáspora”

ID:N°/ Texto: 4480
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
(in redeglobal.pt ) - Criação de uma rede social colaborativa dirigida à Diáspora Portuguesa, que permita ligar as empresas nacionais às comunidades portuguesas, presentes em 178 países. 
 
O projeto “Rede Global da Diáspora” visa a criação de uma Plataforma Social de Networking, numa estratégia coletiva de potenciar o networking em larga escala.
A imagem externa de Portugal é assim elevada através do papel da sua diáspora, que tanto a irá divulgar como apresentar os recursos que o país apresenta.
 
A conceção de uma estratégia coletiva de coadjuvação e networking em larga escala poderá ser capaz de agilizar a abordagem das PME aos países e aumentar significativamente o acesso das mesmas aos mercados internacionais.
 
Portanto, a grande meta e o pilar estruturante é a criação de redes colaborativas que visam potenciar o conhecimento e a partilha de informações entre pessoas, instituições e empresas. Estas redes potenciam ligações a diversos níveis, cultural, económico e até científico, sendo introduzidas em estratégias de desenvolvimento quer de âmbito regional como de âmbito nacional.
 
Esta estratégia decorre de um trabalho anteriormente realizado pela Fundação AEP - Empreender 2020 - no qual foram caracterizados os jovens que deixaram o País nos últimos anos e definidas as melhores soluções para aproveitar o enorme potencial existente na diáspora portuguesa, que muito pode contribuir para a defesa e promoção da oferta nacional ao nível global, através da criação de uma rede colaborativa dinamizada pelas comunidades de emigrantes, assumindo o seu papel de Embaixadores dos produtos portugueses nos países onde residem.
 
Todo este esforço tem sido acompanhado e apoiado por diversas estruturas nacionais, com as quais a Fundação AEP tem vindo a colaborar nos últimos anos para a prossecução desta estratégia – considerada um desígnio nacional - mediante a celebração de protocolos que vinculam as partes a um conjunto de compromissos associados à concretização dos objetivos traçados.
 
A Rede Global da Diáspora é um projeto da Fundação AEP, cofinanciado pelo FEDER - Fundo de Desenvolvimento Regional, através do Portugal 2020, no âmbito do SIAC Internacionalização, Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (Compete 2020).
Redacção Luso
Jornal das Comunidades na Belgica
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.
Textos deste autor:

RECOMENDADOS PARA SI