SOPA DA PEDRA’2019 - V EDIÇÃO Intercâmbio e variedade cultural

ID:N°/ Texto: 4296
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Grupo Etnográfico O Ribatejo, em Bruxelas, tem brindado a Comunidade portuguesa, com bons eventos culturais; de festa e de tradição, promovendo e valorizando a gastronomia, o folclore, a etnografia, os usos e costumes; num louvor à tradição que muito enaltece a nossa presença na capital belga. De facto, a 5ª. edição deste evento voltou a ser um sucesso; desde a ceia, que estava uma delícia, passando pela excelência do programa cultural, variado e por isso aplaudido; uma noite gratificante, onde ninguém ficou desiludido!

A sala Irsa voltou a encher, tanta foi a gente que compareceu, para saborear a ceia tradicional, “Sopa da Pedra”, que se tornou numa incontornável tradição, junto da Comunidade portuguesa na Bélgica. Verdadeiro hino à gastronomia ribatejana, uma iniciativa do Grupo Etnográfico O Ribatejo, Bruxelas. Empenhado não só nas actividades relacionados com o folclore, mas também numa apreciada dedicação a outras tarefas, subjacentes à razão da sua existência, enquanto Grupo.

Assim, a 5ª. Edição da “Sopa da Pedra” contou, uma vez mais com um excelente programa, abarcando a novidade do intercâmbio e da diversidade cultural. Desde logo com a presença do Grupo polifónico, EmCanto dos arredores Paris, na sua primeira deslocação à Bélgica e que nos proporcionou um bom momento cultural, através do Canto à Capela; sabemos que regressaram felizes! Seguiu-se o Grupo de Cantares da Região de Basto, vindo do Luxemburgo, que interpretou, variadas cantigas populares, tão apreciadas e aplaudidas. Como sempre, a presença do Grupo Coral Feminino da APEB com harmoniosas vozes. Bruno Sequeira Cantor actuou proporcionando o esperado momento de baile com as suas canções, sempre agradáveis. Ao que se seguiu a actuação do Grupo anfitrião, O Ribatejo, com as suas típicas danças e cantares, demonstrando a mesma mestria e aptidão, no gosto imenso pela tradição. Sempre aplaudidos, deram depois lugar, para encerrar a grande noite de festa, ao Grupo de Concertinas SolMinho, que actuou com entusiasmo e alegria; com o som estridente das Concertinas, ora um Vira, uma Cana Verde, um Malhão! Surpreendente foi o convite feito à participação activa do público, para integrar o grupo, com instrumentos de apoio às concertinas; uma iniciativa espontânea, quase improvisada, que se tornou numa pequena Rusga Popular; um bom momento, a fechar uma noite fantástica de festa e de alegria partilhada. bruno joosdeterbeerst

E tudo acabou bem ficando a certeza de uma boa organização; com especial mobilização e dedicação da juventude, boa equipa de trabalho, o que deixa a ideia de continuidade e perseverança. Em momento oportuno foi dirigida uma mensagem, através do Consul Honorário de Gand, Sr. Bruno joosdeterbeerst, digno representante da Embaixada de Portugal.  

Uma palavra de apreço e reconhecimento ao técnico de som, Cipriano Taveira e para o apresentador Manuel Taveira, sempre atentos e disponíveis. Brilharetes ainda, para toda a equipa; desde a mais pequena tarefa, ao mais alto cargo de responsabilidade! O êxito foi de todos e para todos. Por tudo isso, voltou a ser exaltada a nossa cultura e a nossa história comum, através do Folclore, da Etnografia, dos Usos e Costumes, em Bruxelas, capital da Europa; um orgulho e uma honra, que promove e dignifica!


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Tweets

Comunidade Portuguesa na Bélgica RECEPÇÃO DE NATAL E ANO NOVO https://t.co/AdN1NQOnHo
FEITOSA (Ponte de Lima) CELEBROU CEIA DE NATAL, PELA SEGUNDA VEZ https://t.co/37FsrYFBvf
PEAUX REBELLES https://t.co/qnQrkVzzzX
Follow Jornal das Comunidades on Twitter