Consideradas já uma referência na comunidade portuguesa radicada na região de Paris e um pouco na França, (numa organização de um grupo de nossos compatriotas e Pontelimenses que dirigem a Associação dos Amigos de Portugal de Drancy), a qual foi responsável nos dois últimos fins de semana por festividades que reuniram milhares de luso – portugueses, os seus eventos sucedem-se uns aos outros!

Assim, no Sábado 15 de Junho, aquela instituição representativa de tradições lusitanas naquele município que dista uma dezena e meia de quilómetros de Paris, participou na Festa da Cidade, no Parque da Duquesa. O programa repartiu-se entre cantares e comida portuguesa, designadamente grelhados de carne e peixe, tudo regado com vinhos verdes e maduros, para as centenas de participantes que responderam ao convite.

Mas, uma semana volvida, e eis nova e vincante Festa da comunidade lusíada, em comemoração do mês popular junino!

O Sábado 22 e o Domingo 23 do corrente, juntaram no Ginásio Auguste Delaune e exterior, mais de 2500 pessoas, na sua maioria luso – portugueses, oriundos do Minho às Beiras.

Como manda a tradição, o ponto alto dos festejos foi a sardinhada, com duas centenas de quilos do peixinho assado nas brasas. Para completar as escolhas de menú, também não faltaram enchidos, fumados, vinhos, doces e demais iguarias, na sua maior parte encomendados em Portugal.

Na animação, há a salientar a noite de Sábado animada por Carlos Pires e sua Banda, e na tarde de Domingo, principalmente os anfitriões: o grupo folclórico Romarias do Minho, dirigido pela conterrânea Glória da Silva, natural da freguesia limiana da Seara.

Mas, o calendário de eventos de Drancy para o corrente ano prosseguirá com outros, marcantes, para a lusofonia.

Para o Domingo de 6 de Outubro, está agendado um Encontro para saborear o que é bom das nossas terras, especialmente com cheirinho a Ponte de Lima e Minho, cujo programa será tornado público em Agosto próximo.

 


Pub