Uma delegação com quase quatro dezenas de elementos chega depois de amanhã quinta-feira, a Ponte de Lima, no âmbito da geminação existente com aquela localidade francesa, situada no Departamento de Loiret (45).

O grupo integra vereadores da autarquia, jornalistas e a Ronda Típica de Chalette – Sur - Loing, talvez o mais antigo grupo folclórico português em França, nas vésperas de celebrar 40 anos de existência. Presidida por Margarida Pereira, natural da freguesia limiana de Rebordões Santa Maria, a Ronda desloca-se também a Portugal para gravar o seu novo CD, e participar na abertura de mais uma edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, ao entardecer de sexta-feira, 31 do corrente mês. O dia de Sábado será dedicado a uma visita ao Centro Histórico da vila, e aos museus dos Terceiros e do Brinquedo, terminando com um arraial minhoto.

Recorde-se, que a geminação com Ponte de Lima foi assinada no Outono de 1988, na presidência da autarquia de Francisco Maia de Abreu e Lima, mas encontrava-se inactiva. Foi no ano passado, por ocasião da visita de Margarida Pereira á sua terra natal e num encontro na Feira de Espaços Verdes com o autarca de Ponte de Lima, que Victor Mendes reabriu a colaboração com aquela cidade localizada a uma centena de quilómetros de Paris, com 23 mil habitantes, metade dos quais de origem portuguesa.

No seguimento do encontro particular, realizou-se posteriormente, em Agosto, um outro bilateral em Chalette, onde os autarcas elencaram algumas linhas de colaboração recíproca, como a visita agora agendada.

A saudade e os Luso – descendentes daquela região francesa, organizam anualmente vários eventos culturais e desportivos, tendo já participado algumas representações lusitanas, como grupo de música popular Sol Dourado, de Gondufe, que animou a Festa das Associações em 24 de Junho do ano anterior.    


Pub