Pela primeira vez que há notícia, o Parlamento Europeu realizou no restaurante dos eurodeputados uma Prova Enogastronómica por iniciativa de José Inácio Faria, membro eleito pelo Movimento Partido da Terra / PPE, e efectivo na comissão de Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar.

O evento – Sea + You = Tomorrow Oceans Inspiration – realizou-se anteontem, Terça – feira 2 de Abril e incluiu conferência e ao anoitecer a degustação que juntou cerca de três centenas de convivas, entre eurodeputados, diplomatas, funcionários do Parlamento e Comissão, agentes empresariais junto da União Europeia e comunicação social.

Portugal e o Minho foram o destaque na Mostra enogastronómica, a par da Noruega e Taiwan (China), onde as comidas e bebidas típicas deliciaram todos os presentes. A representação nacional foi liderada por Chefs de cozinha, com destaque para António Loureiro (Guimarães), a nova Estrela Michelin; Thomas Egger, da Aústria, mas actividade alargada na Alemanha e Portugal, principalmente; Fernando Torres (Vila Verde), do Grupo Torres e Paulo Santos (Casa S. Sebastião, Ponte de Lima). Outros famosos cozinheiros completaram as tarefas: Paulo e Iva Lima (Restaurante Fátima Amorim, Ponte de Lima), Luis Torres (EleBê, Porto) e de modo particular, Rui Melo (Arca- Ponte de Lima). A título local, refira-se o Chef Eugénio, responsável da cozinha do Parlamento em Bruxelas, e ainda de Ponte de Lima, uma colaboração diversificada dos restaurantes Sonho do Capitão (Correlhã), Carvalheira (Fornelos), Sabores do Lima e Solar do Taberneiro (Ponte de Lima).

A representação nacional confecionou um Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, Taquinhos de Bacalhau confitado no forno e Bacalhau à Gomes de Sá. Quanto às tradições do Oriente, Taiwan levou três Chefs que apresentaram receitas de moluscos, marisco e bolos de peixe com molhos típicos, com destaque para o caranguejo Real, enquanto da Noruega outros dois especialistas na culinária deram a provar bacalhau lascado com molho de cogumelos e outros ingredientes locais.

E, para molhar todas essas iguarias, os Loureiros especiais da casa do Barreiro (Gemieira, Ponte de Lima), Adega Cooperativa local e do particular GreenChef, o austríaco Thomas Egger.

Em tempo de discursos o eurodeputado anfitrião agradeceu a todos, especialmente os cozinheiros que pela primeira vez utilizaram duas cozinhas do Parlamento para tal acontecimento jamais realizado na sede da democracia europeia. Momento inesperado, foi a oferta por parte do nosso primeiro campeão do mundo de canoagem (2005 e 2010) e Europeu (2010 e 2011), Nuno Barros, da Seara (Ponte de Lima), a José Inácio Faria da sua camisola de competição, autografada! As intervenções terminaram com entrega de lembranças do evento aos Chefs de cozinha, e tempo de animação com o grupo folclórico Romarias do Minho, de Drancy (Paris) presidido pela limiana Glória da Silva. Nas artes plásticas, Ricardo Ramos (Xico Gaivota) veio de Sintra mostrar as suas peças escultóricas à base de detritos recolhidos no oceano, designadamente plásticos e madeiras, esculpindo com eles peixes e aves.

Quanto á delegação de Portugal ao encerramento de eventos do eurodeputado de Viana do Castelo, entre quatro de zenas de elementos, destaquemos: o Prof. Mário Frota, Presidente da Associação Direito do Consumo); Paulo Morais, docente universitário, conferencista e ex-Vice Presidente da Câmara Municipal do Porto; Ana Noronha, Directora da Ciência Viva; Fernando Fernandes, Director de Património da Universidade Fernando Pessoa; António Cruz, Administrador da Fundação Caixa Agrícola; José Aníbal Marinho, Presidente Real Associação de Viana do Castelo; Américo Reis, Presidente Associação Comercial Monção e Melgaço; Alípio Matos, Presidente Secretariado Regional das Misericórdias de Viana do Castelo; Rui Teixeira, vogal Conselho Administração ULSAM Alto Minho; João Maria Carvalho, Vice-Presidente Museu dos Terceiros e Pedro Saraiva e Armando Melo, Presidente e Chefe dos Bombeiros de Ponte de Lima; António Cerqueira e Alberto Silva, comerciantes do ramo automóvel no mesmo concelho; o colega Joaquim Caseiro, do sector sanitário e rega; o fotógrafo Rogério Lopes; Aníbal Moreira, ex – Tesoureiro da Junta de Freguesia Ponte de Lima e Arca, e o seu Presidente da Assembleia, António Sousa, entre outros.


Pub