Joana Benzinho, foi uma das três laureadas

ID:N°/ Texto: 3484

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A fundadora e Presidente da ONGD portuguesa Afectos com Letras, Joana Benzinho, foi uma das três laureadas pela Fundação Yves Rocher Portugal com o prémio eco-cidadã 2019.

O prémio Terre des Femmes recompensa anualmente mulheres pelas suas ações e compromissos a favor do ambiente e tem como júri Luísa Schmidt, Socióloga e Investigadora Principal do ICS-UL; Susana Fonseca, Investigadora de Pós-Doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e membro da direção da Associação Zero e Mário Grácio, Técnico Especialista no Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente no Ministério do Ambiente e Milene Matos, presidente da Associação Bioliving.

Este prémio surge pelo reconhecimento do trabalho levado a cabo pela Afectos com Letras na Guiné-Bissau com o projeto das máquinas descascadoras de arroz que criam tempo e arroz bio.

Segundo a laureada com o terceiro lugar, a que corresponde um prémio de 3000 Euros, “este será um apoio crucial numa fase em que nos preparamos para instalar na sexta máquina e iniciar promoção e venda deste arroz que iremos certificar como biológico. Trata-se de um prémio sobretudo dedicado a todas as mulheres e meninas com quem trabalhamos diariamente na Guiné-Bissau para construir futuros.”

Joana Benzinho referiu ainda que “com estas máquinas as meninas são retiradas do penoso descasque manual do arroz que lhes toma várias horas por dia, permitindo-lhes ir à escola. As mulheres, por seu turno, podem agora dedicar-se a atividades de valor económico acrescentado que vão favorecer os magros orçamentos familiares”.

A cerimónia decorreu sexta-feira, dia 29 de Março, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa.


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Tweets

Comunidade Portuguesa na Bélgica RECEPÇÃO DE NATAL E ANO NOVO https://t.co/AdN1NQOnHo
FEITOSA (Ponte de Lima) CELEBROU CEIA DE NATAL, PELA SEGUNDA VEZ https://t.co/37FsrYFBvf
PEAUX REBELLES https://t.co/qnQrkVzzzX
Follow Jornal das Comunidades on Twitter